Legislação e Documentos Revista ESCADA

Institucional

:. História .:

Com o objetivo de obter representatividade para a categoria patronal, surgiu a primeira forma de organização de escolas particulares do Estado, primeiramente a Associação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado do Paraná, que, posteriormente, foi transformada em Sindicato em 20 de abril de 1949. Mais tarde, com a criação dos Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Norte e o do Noroeste do Paraná, foi alterada sua base territorial, bem como a denominação que passou a ser Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba - SINEPE/PR-CURITIBA. A Assembléia Geral do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba - SINEPE/PR-CURITIBA, realizada em 16 de agosto de 2004, mudou a sua denominação para Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná, neste Estatuto denominado, também, como SINEPE, SINEPE/PR ou, simplesmente Sindicato das Escolas Particulares. De sua evolução foram sendo estruturadas as necessidades do setor e as funções do Sindicato em seu formato atual, mais moderno:

Função política: representar as escolas através de ações que possam conquistar ganhos para todo o grupo de escolas - junto ao poder público, junto aos meios de comunicação e até na esfera jurídica. Estreitar as relações entre os proprietários de escolas conhecendo suas necessidades e representando-os junto a outros segmentos;

Função social: propiciar meios para aprimorar a atuação dos estabelecimentos de ensino, através de atividades educacionais e culturais, promovendo e zelando pela conduta ética dos seus associados. O SINEPE atua nesse sentido, também, como um espaço de troca de experiências.

Função de prestador de serviços: oferecer às escolas associadas o apoio e orientação necessários ao bom desempenho de suas atividades, nas áreas pedagógica, administrativa e jurídica.

 

Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210 - Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2009. Todos os direitos reservados