Marketing Educacional
Entrevista com Rogério Mainardes
O ano letivo está começando e o Sinepe/PR traz uma entrevista especial sobre o tema “Marketing Educacional” com o nosso diretor de Marketing, Rogério Mainardes.
Rogério foi diretor corporativo de Marketing do Grupo Positivo onde atuou por mais de 30 anos. Atuou também como diretor corporativo de Marketing da RPC – Rede Paranaense de Comunicação, atual GRPCOM. Atualmente, é diretor da COM/M – Comunicação e Marketing, empresa voltada para projetos de comunicação, consultoria na área estratégica de Marketing, comunicação e assessoria na área de Marketing Educacional para escolas privadas.
Nesta entrevista, Rogério Mainardes dá algumas dicas preciosas sobre como as instituições de ensino podem se comunicar melhor e aumentar a percepção de qualidade para atingir seu público-alvo.
Sinepe/PR – Como tornar a imagem da escola mais atrativa?
Rogério Mainardes – A imagem de uma escola melhora com a qualidade dos seus serviços. Quando a equipe escolar, o conjunto de professores e colaboradores, têm a noção exata do que é o serviço educacional, esta qualidade é melhor percebida pelos alunos e suas famílias.
É importante saber que na escola somos todos prestadores de serviços educacionais e, portanto, pessoas preparadas para educar. Estes serviços são todas as ações e atitudes do cotidiano escolar. Quando estas atitudes refletem a educação de todos, a imagem da escola cresce, torna-se tangível e se transfere para os alunos e famílias como valor, como qualidade de ensino, ambiente escolar e local ideal para a formação e desenvolvimento educacional.
Cada vez mais o ensino dos valores fundamentais como o respeito, honestidade, solidariedade, responsabilidade, determinação, perseverança, disciplina e muitos outros, tornam-se determinantes para a escolha de uma escola. E o ensino destes valores não se dá somente na sala de aula, dá-se na convivência, no diálogo entre todos os atores do processo escolar, no ambiente escolar curricular e extra-curricular.
Escolas que têm esta percepção se diferenciam, e muito, de seus concorrentes e são percebidas como escolas de qualidade.
Sinepe/PR – Qual a melhor maneira de pesquisar a opinião pública sobre uma instituição de ensino?
Rogério Mainardes – A melhor maneira é o diálogo aberto em todos os níveis. Compreender a expectativa de famílias, de alunos, professores e colaboradores é um processo de pesquisa e ajuda muito para efetuar a “entrega daquilo que o aluno ou a família deseja”.
A escola tem oportunidade diferenciada de conviver diariamente com seus consumidores. Ouví-los em todos os momentos é fundamental. Mas não basta ouvir, é preciso agir com a informação recebida, compreender cada vez mais a expectativa dos alunos e suas famílias e melhorar a comunicação entre todos. Quando o “cliente” se sente ouvido, respeitado na sua opinião, nasce um grande caminho para a fidelização.
Uma escola deve, prioritariamente, pesquisar os seus alunos e suas famílias. Valorizar o seu público interno que é aquele que acredita, confia e paga para receber os seus serviços. Só então, depois de ouvir o público interno, medir seu nível de satisfação, avaliar as informações que recebe “dentro de casa”, devemos focar em pesquisas de opinião externa, quando, então, desejamos nos comunicar com um novo público ou ter a percepção de imagem externa para uma ação concorrencial.
Sinepe/PR – Como as redes sociais podem auxiliar as escolas em termos de divulgação?
Rogério Mainardes – As redes sociais são hoje fundamentais para a comunicação escolar. A formação das comunidades em torno de uma marca são pontos importantes nas estratégias de marketing tendo as redes sociais como ferramenta. Na escola esta comunidade já existe e a convivência é de longo prazo, por isto as redes sociais devem mostrar o cotidiano da vida escolar e valorizar os acontecimentos da escola. Uma boa assessoria de comunicação é importante para descobrir fatos relevantes e fazer a manutenção de informações para que a escola se faça presente, e de forma dinâmica, nas redes sociais.
Hoje, com o acesso à informação aberto para todos e em todos os lugares e horários, é importante ter um bom planejamento da comunicação digital e executá-lo com muita atenção e cuidado, pois a imagem da escola é construída também pela participação dos alunos, pelos diálogos abertos e pelo acompanhamento da vida escolar nas redes sociais.
Sinepe/PR – Existe algum segredo para a produção de conteúdos institucionais?
Rogério Mainardes – Não existe segredo, o que existe é um olhar mais crítico dos acontecimentos da escola. Precisamos, cada vez mais, valorizar a educação de qualidade, compreender o que é esta educação e como ela se faz no ambiente escolar. Quando este olhar valoriza os detalhes, o cuidado, a atenção e a entrega do serviço educacional, você já dispõe de muito conteúdo institucional para ser produzido.
O que precisamos é compreender, com sensibilidade e atenção, e valorizar a prestação do serviço educacional. É preciso saber a importância de ser educador, acreditar com paixão naquilo que fazemos e mostrar ao mundo que somente a educação pode transformá-lo. E, neste princípio, a escola é o caminho real da transformação.
Sinepe/PR – Como a escola pode transmitir uma imagem positiva para o público?
Rogério Mainardes – Um grande amigo e profissional de propaganda sempre me dizia que a “escola deve criar oportunidades de lembranças”. Eu acrescentei “oportunidades de boas lembranças”. Precisamos valorizar o lado positivo de nossos alunos, as boas causas e as conquistas.
Chamamos as famílias para falar de problemas que um aluno apresenta, mas, poucas vezes, nós chamamos as famílias para valorizar e dar o feedback de algo positivo que um aluno fez. Um princípio que sempre utilizei no Marketing Educacional é: “aluno traz aluno”.
Valorizar o aluno, melhorar a sua auto-estima e comemorar todas as vitórias, por menores que sejam, é algo fundamental para construir a imagem de uma escola.
O nosso aluno tem que ser o melhor, temos que ter orgulho do aluno, fazê-lo sonhar e sonhar com ele, até transformar este sonho em realidade.
Sinepe/PR – Há diferenças nos mecanismos de marketing para uma instituição de Ensino Fundamental e Médio?
Rogério Mainardes – A diferença é a forma de comunicar, saber determinar com quem a escola quer falar e adequar a linguagem.
No Ensino Fundamental temos que conversar com pais e responsáveis, não deixando, porém, de encantar e seduzir o aluno para o ambiente escolar.
Já no Ensino Médio o aluno também é o decisor e precisamos comunicar os valores e diferenciais da escola de uma forma adequada e direta a este aluno, projetando desde já a sua formação,a sua realização pessoal e profissional para o seu espírito crítico, a elevação de sua auto-estima como um cidadão autônomo e feliz.
*Para falar com nosso diretor Rogério Mainardes, entre em contato com a COM/M Comunicação pelo e-mail mainardes@comm.com.br ou (41) 3319.5391.