Sinepe/PR realiza reunião mensal de diretoria
Na última segunda-feira (02), o Sinepe/PR realizou mais uma reunião mensal de diretoria presidida por Esther Cristina Pereira. Na oportunidade foram debatidos vários assuntos, entre eles:
01 – Dia do Professor
Em outubro, o Sinepe/PR vai promover uma série de eventos em decorrência ao Dia do Professor, comemorado em 15/10. Em Curitiba haverá a palestra com Celso Antunes, no Teatro Guaíra. Nas regionais Sudoeste (Pato Branco) e Central (Guarapuava) vai acontecer o espetáculo “O importante é não desistir!”. E, na Regional Cataratas (Foz do Iguaçu), haverá a palestra “Além da sala de aula”, com Marcos Meier.
02 – Viagem educacional para Israel
O Sinepe/PR está organizando uma viagem educacional para Israel de 11 a 24 de maio de 2020. O objetivo é que gestores de escolas associadas possam conhecer a realidade das escolas que são referência no país. Interessados em participar podem ter mais informações com Reginaldo pelo telefone do Sinepe/PR: (41) 3078-6933.
03 – Eventos Sinepe/PR para o 2.º semestre
O Sinepe/PR já começou a divulgar os eventos previstos para o segundo semestre de 2019. Destaque para o I Fórum da Educação Superior que vai acontecer no dia 18 de outubro, das 8h às 18h, no Sinepe/PR.
04 – Nova diretoria da Regional Cataratas
A presidente Esther Cristina Pereira apresentou a nova diretoria do Sinepe/PR eleita na Regional Cataratas, em Foz do Iguaçu. O diretor-presidente Artur Gustavo Rial (Colégio Betta) se fez presente na reunião e trouxe as demandas da região. Conheça os demais membros:
– Diretor Ensino Superior: Fábio Hauagge do Prado – UDC
– Diretor de Ensino da Educação Básica: Antonio Neves – Colégio Iguaçu
– Diretora de Ensino da Educação Infantil: Ana Paula Krefta – Colégio Interativa
– Diretora de Ensino dos Cursos Livres/Idiomas: Lucimar Neis – Wizard
05 – Parceria Sinepe/PR e Rocha Corretora de Seguros
O Sinepe/PR firmou uma parceria com a Rocha Corretora de Seguros a fim de oferecer mais um benefício aos associados para que eles possam ter acesso a um custo diferenciado na contratação das suas apólices. Além disso, eles terão acesso a uma consultoria de seguros diferenciada e “gratuita”, a qual estará avaliando todos os riscos existentes na atividade escolar e assim, através de um processo de gerenciamento de risco, a Rocha Corretora possa elaborar um plano de seguros personalizado para cada instituição. Mais informações sobre consultoria, entre em contato com a Rocha Corretora: (41) 2101-1633 e (41) 99162-8899.
06 – Projeto de Lei Ordinária
A proposição n.º 005.00052.2019 da Câmara Municipal de Curitiba prevê a instalação de catracas e detectores de metais em estabelecimentos públicos de ensino. A presidente Esther Cristina Pereira demonstrou preocupação sobre o assunto e com a possível extensão da lei para a rede privada de ensino (sendo que existe um projeto semelhante na Assembléia Legislativa do Paraná). Sobre o assunto, Esther Cristina cedeu entrevista para a RPCTV no mês de agosto se posicionando contrária a proposição.
07 – Indicação Sinepe/PR
A presidente Esther Cristina Pereira pediu aos presentes a indicação de um representante para compor a banca avaliadora do III Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre Drogas. A colaboradora do Sinepe/PR, Ana Paula Schultz, ficou responsável pela representação.
08 – VII Encontro com as IES
No dia 15/08, o Sinepe/PR realizou o VII Encontro com as IES com orientação do Prof. Douglas Oliani, vice-presidente e coordenador do grupo das IES. Na oportunidade foram tratados os seguintes assuntos:
– Práticas comerciais de risco nas instituições de ensino, com a presença do Dr. Luís Cesar Esmanhotto, assessor jurídico cível/educacional do Sinepe/PR;
– Apresentação dos subtemas apurados nas pesquisas.
09 – Reunião do ODS
O Sinepe/PR, por meio do diretor administrativo Sergio Herrero, participou no dia 13 de agosto, na sede da RPC, da reunião do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), juntamente com representantes da Secretaria Municipal Educação, Estadual, Universidades Estaduais, Instituições de Ensino Privado e setores da sociedade.
O Sindicato apresentou o projeto Planeta Reciclável que trata do resíduo e reciclagem do Poliestireno Expandido (EPS), conhecido como isopor. O projeto é desenvolvido desde 2010, envolve mais de 2000 alunos de escolas associadas nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Na reunião também foram discutidos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.