Programa Black History Month de inclusão

Publicado por Sinepe/PR em

Há 78 anos, o Inter Americano se destaca por ser uma instituição de ensino de inglês e cultura americana, consciente do seu papel sócio educativo das relações humanas.

Além das atividades de ensino de inglês, português e cultura americana, disponibiliza em sua sede, gratuitamente, espaço cultural para exposições e palestras promovendo visibilidade dos artistas locais, que trazem com o tema, a cultura e a arte, contribuindo para a conscientização dos programas e projetos que promovem o respeito e a igualdade social e racial. Em parceria com o Centro Cultural Humaita, durante todo o mês de fevereiro, no espaço cultural do Inter Americano será celebrado o Black History Month.

Para fortalecer ainda mais o evento, criou mais um Programa de Incentivo à Inclusão, destinado à juventude negra e periférica, por meio de descontos e bolsas de estudos.

Para contribuir com o Programa de inclusão, os participantes do Black History Month – que visitarem a exposição, as rodas de diálogos e os passeios guiados ao Centro Histórico – poderão preencher a ficha, depositar em uma urna disponibilizada na secretaria da Unidade e, além de ganhar 15% de desconto no ato da matrícula do curso de inglês para o Extensivo do 1º Semestre de 2020, os participantes contribuirão para o Programa de inclusão de jovens negros de Curitiba.

A cada 7 (sete) matrículas efetivadas pelos participantes do “Black History Month”, com desconto promocional de 15%, o Inter Americano concederá bolsas parciais e integrais para o Projeto de inclusão, nos Cursos Extensivos, de março a junho ou de agosto a novembro e nos Cursos Superintensivos, em julho ou dezembro de 2020.

Consulte a secretaria da Unidade Centro do Inter Americano

Acontecerão ainda, as rodas de conversa nas seguintes datas:
Roda de Diálogos com os Artistas
Bruno Marafigo, Cristina Rosa, Cristóvão, Desirée dos Santos, Eliana Brasil, Gustavo Magalhães, James William, Jane Marcia, João Ferreira, João Zoccoli, Kenia Coqueiro, Luz Amorim e Raphaela Corsi.
Data: 07 de fevereiro
Horários: 19h
Local: Biblioteca do Inter Americano
Endereço: Rua Amintas de Barros, 99
Entrada gratuita.

Roda de Diálogos
“Culturas a margem e representatividade negra nas histórias em quadrinhos”
Com mediação de Fulvio Pacheco, os convidados discutem a representação negra e as culturas marginalizadas como enredo dos quadrinhos, que se alinham às suas produções enquanto artistas e seu posicionamento político/cultural. Fazem parte da conversa: Andy Xavier, Bruno Marafigo, João Ferreira, Márcio Garcia, Mitie Taketani e Raphaela Corsi.
Data: 14 de fevereiro
Horários: 19h
Local: Biblioteca do Inter Americano
Endereço: Rua Amintas de Barros, 99

Roda de Diálogos
“A representatividade feminina negra nas artes e na política.”
Representatividade importa! A população negra – em especial as mulheres – foram invisibilizadas na história de Curitiba e o racismo profundamente arraigado nas esferas de poder mantém esta lógica de apagamento até os dias de hoje. Participam do diálogo as artistas Eliana Brasil, Kenia Coqueiro, Jane Marcia, Cristina Rosa e Desirée dos Santos; a Iyalorixá do Candomblé, Mestra em Tecnologia e Trabalho, Doutoranda em Educação Dalzira Aparecida Yá Gunã; Fernanda Lucas Santiago, consultora da Comissão da Verdade da Escravidão Negra – OAB-PR; e Marli Teixeira, a Assessora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Curitiba.
Data: 28 de fevereiro
Horários: 19h
Local: Biblioteca do Inter Americano
Endereço: Rua Amintas de Barros, 99

Fonte: INTER AMERICANO
Data: 07/02/2020