FAE seleciona voluntários de diversas áreas para projeto de acolhimento de Psicologia
Estão abertas, até o dia 28 de fevereiro de 2020, as inscrições para a seleção de alunos, ex-alunos e profissionais de Psicologia, Terapia Ocupacional e Musicoterapia, entre outras áreas para participarem do programa Primeiras Crises do Tipo Psicóticas (Pequi), desenvolvido pela clínica-escola da FAE Centro Universitário, PsicoFAE. Os interessados devem participar de um processo de seleção que contempla, inclusive, a possibilidade de estar presente na Instituição às quintas-feiras, na parte da tarde. As vagas são limitadas. Para mais informações, acesse o edital completo.
O Pequi é um grupo de pesquisa e acolhimento às primeiras crises do tipo psicóticas, a partir de uma fundamentação fenomenológica, e vinculado ao Grupo de Pesquisa da Psicologia/FAE. Os atendimentos, realizados no serviço-escola PsicoFAE, já começaram e são gratuitos. A intenção, segundo a coordenadora do Pequi, Mariana Puchivailo, é realizar um atendimento personalizado, “adequado às necessidades do paciente”. As opções de tratamento envolvem atendimentos individual e familiar, além de terapia ocupacional, musicoterapia e tai chi chuan. “Estamos também disponíveis para acolher as pessoas próximas ao paciente, por entender que é preciso ir além e cuidar das relações”, explica Mariana.
O grupo tem por intuito atuar precocemente no apoio a pessoas em sofrimento intenso, mais especificamente nas crises do tipo psicóticas, que muitas vezes são diagnosticadas como psicoses pela forma de suas expressões. O Pequi entende as crises para além do diagnóstico, esforçando-se para compreender o sujeito em sua totalidade, junto às suas relações. Percebe a crise não apenas como algo negativo, mas como uma possibilidade de vir a ser do sujeito diante do seu contexto, como uma tentativa de organização de experiências de vida e relações e, portanto, parte de sua condição existencial, e não como signo de uma patologia.
FONTE: GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS
DATA: 20/02/2020