“A música traz solidariedade, paz e amor para o mundo”, diz o maestro João Carlos Martins em palestra na UniCesumar

Publicado por Sinepe/PR em

Na aula inaugural da Pós-Graduação da Instituição realizada na última sexta-feira (13), maestro tocou piano, regeu a orquestra e falou sobre superação

Um momento de estímulo cultural e inspiração para a vida toda. Foi assim a noite de quem assistiu à palestra “Persistir e superar: a música venceu”, do maestro João Carlos Martins, na última sexta-feira (13). O evento, que foi realizado como aula inaugural da Pós-Graduação da UniCesumar, reuniu aproximadamente 1 mil pessoas no Ginásio do Colégio Objetivo.

Alternando entre tocar piano e reger a orquestra, o maestro contou a história da própria vida, marcada pela superação de desafios e momentos que pareceram ser o fim de sua carreira, sempre retomada graças ao amor pelo som das notas transformadas em música. “No momento difícil do Brasil e do mundo, a música une gerações, povos e, antes de tudo, traz solidariedade, paz e amor para todo mundo. A música explica que Deus existe”, declarou.

Em carta lida pela pró-reitora de Ensino Presencial, Andrea Borim, o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, destacou a importância da presença do maestro João Carlos Martins na Instituição. “Para nós, é um momento ímpar receber tão honrosa personalidade cultural e, além da conhecida história de garra, determinação e superação, possui uma vasta história executando um dos mais belos instrumentos musicais: o piano. […] Em 2020, comemoramos os 30 anos de UniCesumar, e a sua presença integra o calendário oficial de eventos alusivos a essa comemoração. Portanto, a partir de hoje, o senhor escreve conosco mais um brilhante capítulo desta jornada em busca do conhecimento, registrando sua passagem de forma indelével em nossa história”, salientou em um dos trechos.

Para o diretor da Pós-Graduação da UniCesumar, Guaracy Silva, a escolha do maestro João Carlos para a aula inaugural foi acertada. “Ele está conosco nos animando e esbanjando energia e cultura. Acredito que nossos alunos vão ganhar muito com essa interação, com música, história de vida e empenho do maestro. É bom que eles fiquem contagiados nesse momento de início de ano letivo.”

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS: TALENTO E SUPERAÇÃO
Aos 80 anos, o maestro João Carlos Martins reúne em seu currículo quase 40 discos gravados em mais de 60 anos de carreira. Mas, além do notório talento musical, outro elemento que o tornou uma referência foi a habilidade de superar obstáculos. Em sua trajetória, acidentes e lesões por movimentos repetitivos limitaram, temporariamente, suas atividades na música, que foram retomadas graças a muita perseverança. Ao todo, o maestro já foi submetido a 24 cirurgias e, neste ano, João Carlos voltou a tocar com as duas mãos (com a ajuda de luvas biônicas) após mais de duas décadas.