Bom Jesus é case de metodologias digitais do Google Brasil
Evento da parceira oficial do Google, Nuvem Mestra, traz as Unidades Bom Jesus Itajaí e Pedra Branca que são Referência Google
As Unidades do Colégio Bom Jesus Itajaí e Pedra Branca foram convidadas a falar sobre suas certificações como Escolas de Referência Google.
As gestoras Júlia Martinez e Lucinéia de Carvalho, respectivamente, abordaram durante o evento “O que você precisa saber – Escola de Referência Google” o uso da tecnologia dentro do processo de ensino-aprendizagem e o reconhecimento do Google nas duas Unidades Bom Jesus, em Santa Catarina.
Como é ser uma Escola de Referência Google
No evento, as gestoras das Unidades Bom Jesus abordaram os desafios e as soluções que a GSuite, serviço do Google personalizado, proporcionou e como o projeto se alinha à proposta pedagógica do Grupo.
Em Itajaí: a integração das tecnologias próprias do Bom Jesus com a GSuite fortaleceu o protagonismo dos alunos, pois é por meio da plataforma e do acesso direto aos chromebooks da escola que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva, explorando recursos de criatividade e colaboração em todas as disciplinas.
Em Pedra Branca: o trabalho com a GSuite trouxe para a realidade escolar muitos desafios e novas experiências aos alunos. A Unidade, que já era adaptada ao modelo, viu o conhecimento se enriquecer ainda mais e o desafio de unir pessoas e tecnologias para replicar a proposta pedagógica humanista e ecológica em prática.
Tecnologia e a formação integral
Desde 2012 o Grupo Educacional Bom Jesus capacita professores, investe em tecnologia e trabalha de forma conjunta, do ensino básico ao superior, para proporcionar a seus alunos um ensino de qualidade e a melhor experiência em sala.
“A ideia com iniciativas como esta (certificação e eventos Google) é que o ensino e a tecnologia andem juntos e proporcionem aos estudantes um maior protagonismo, colocando a criatividade a serviço do aprendizado, por meio da pesquisa e da colaboração”, como explica a gestora da Unidade Bom Jesus Pedra Branca, Lucinéia de Carvalho.
Segundo Marcelo Bianchini Favaro, gerente pedagógico do Colégio Bom Jesus, a Instituição já atua há anos com o olhar voltado para a eficiência no uso de recursos tecnológicos e “a certificação Google é um reforço de toda a proposta de ensino do Bom Jesus e de uma realidade cada vez mais presente nas instituições de ensino que buscam por uma formação completa.”
As frentes de pesquisa, pedagógica e administrativa do Grupo atuam ativamente em conjunto com a parceira oficial do Google, Nuvem Mestra, para atualização e aperfeiçoamento de metodologias ativas e uso dos recursos digitais disponíveis.
A participação como case Google em um evento só reafirma a proposta tecnológica do Grupo Educacional Bom Jesus, que possui infraestrutura 100% conectada, com salas de aula em formato modular, interativas sem esquecer o lado humano.
“É muito gratificante participar de iniciativas como essa, ser reconhecido pela nossa atuação no ensino e compartilhar nosso conhecimento. Tudo isso é resultado do nosso trabalho como grupo educacional que busca constantemente ser excelência no ensino”, celebra Júlia Martinez, gestora da Unidade Bom Jesus Itajaí.
A iniciativa ocorreu de forma virtual no dia 23 de setembro e está disponível no Youtube.