Abuso Infantil: – Sinais de Alerta
Pais e Educadores devem estar atentos a alguns sinais que as crianças possam manifestar em situações de abuso. Muitas vezes tais comportamentos são mais evidentes na Escola, onde a criança possa sentir-se mais segura. O que observar?
• Mudanças de Comportamento – talvez esse seja o maior sinal. Crianças expansivas, mostram-se introvertidas, tornam-se submissas, agressivas ou anti-sociais. Toda alteração de comportamento merece atenção, como afastar-se fisicamente de alguém próximo, não aceitar colo/carinho da pessoa, manifestar medo deste adulto (ou adolescente), ou ao contrário, aproximar-se excessivamente de alguém a quem antes não apresentava intimidade.
• Comportamentos Infantilizados ou “Sexualizados” – manifestação de regressões ou infantilizações no comportamento são sinais de que algo não vai bem. É possível observar comportamentos “sexualizados”, às vezes, muito acima do esperado para a idade.
• Silêncio – a criança pode apresentar-se extremamente calada, pouco participativa.
• Hábitos novos – alteração nos hábitos cotidianos, principalmente relacionados à higiene. Também pode manifestar mudanças em relação ao sono, alimentação e a maneira de vestir-se.
• Na Escola – além de todos os comportamentos descritos, observar a frequência da criança à Escola, alteração no desempenho escolar, características de negligência familiar. Acompanhar proximamente crianças com doenças que possam ter causas psicossomáticas (dores de cabeça, estômago, alergias, outras dores), como também, quando apresentam machucados ou outros traumatismos físicos.
E, em caso de dúvida, o melhor é estar perto, presente, abrir espaço para a criança se manifestar. Se necessário, procure ajuda o quanto antes.
Às vezes a criança só tem uma chance para se expressar: escute!!
Por: Psicóloga Maria Helena Jansen de Mello Keinert