Competências socioemocionais para o aluno do século 21
A educação do século 21 não só tem sido marcada pelo uso crescente das tecnologias digitais em sala de aula. Desde a última atualização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2019, as habilidades e competências socioemocionais ganharam destaque e passaram a ser intencionalmente estimuladas.
Mas segundo Isabela Villas Boas, mestre em Teaching English as a Second Language pela Arizona State University e Sócia diretora da Troika, as competências das quais falamos hoje, como resiliência emocional e tolerância ao erro, não são necessariamente do século 21.
“Para a maioria das atividades nas quais nos engajávamos mesmo antes do século 21, precisávamos ter várias competências que nos ajudavam a relacionar melhor com os outros, nos ajudavam a relacionar melhor com a disciplina, nos traziam mais sucesso, como as habilidades globais, algumas cognitivas e outras socioemocionais […] na verdade, essas habilidades sempre foram importantes para o desenvolvimento humano”, explica.
Ainda segundo Isabela, existem algumas razões específicas para que esse tema tenha se popularizado nos últimos anos. Pesquisas educacionais na área da economia da educação, hoje já mostram, por exemplo, que os saberes escolares não devem ser os únicos elementos valorizados no contexto escolar.
Por: Escolas Exponencias