USP promove curso de ciência para estudantes do ensino fundamental
Alunos do 5.º ao 9.º ano de escolas públicas ou particulares podem se inscrever entres os dias 1 e 15 de junho gratuitamente pelo site
A USP (Universidade de São Paulo) promoverá o curso gratuito de Mergulho na Ciência 2021 para alunos do 5.º ao 9.º ano de escolas públicas ou particulares do Brasil ou de países de língua portuguesa através do site do projeto Mergulho na Ciência.
As inscrições iniciam nesta terça-feira (1) para os estudantes que terão até dia 15 de junho para concluírem o interesse em uma das modalidades oferecidas pelo curso. A EAD (Educação a Distância) ou a modalidade Online que será ministrada ao vivo pelos cientistas.
O objetivo do curso para os jovens estudantes é ensinar sobre os diversos assuntos da ciência através dos encontros com cientistas profissionais da área, abordando temas como a astronomia, farmacologia, física, oceanografia, engenharia, neurociências e muitos outros.
Os interessados poderão escolher entre duas modalidades de curso. A modalidade 1, EAD através da plataforma Congresse.me. O curso será ministrado no dia 24 de julho até o dia 30 de setembro através de palestras com mulheres cientistas. Para acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes serão aplicadas atividades complementares e avaliativas. A modalidade 2 é no formato online e ao vivo, chamado “De frente com os cientistas” será via Google Meet e ocorrerão durante quatro sábados (17, 24, e 31 de julho e 7 de agosto).
Nesta etapa também poderão se inscrever monitoras da graduação ou pós-graduação de universidades públicas ou particulares do Brasil. As monitoras serão responsáveis por supervisionar e auxiliar os estudantes sorteados para a modalidade 2, além de participar dos processos de ensino e aprendizagem, poderão praticar habilidades de liderança.
Aos estudantes com deficiência auditiva todo o conteúdo do curso terá tradução para libras (Língua Brasileira de Sinais). O edital e a programação completa estão disponíveis através do site Mergulho na Ciência.
Por: Notícias R7