100 mil alunos deixaram a escola durante a pandemia, afirma Seed-PR
Cerca de 100 mil estudantes paranaenses não devem concluir os estudos por conta de dificuldades relacionadas à pandemia. A informação foi divulgada pelo secretário de estado da educação e do esporte, Renato Feder, em entrevista à BandNews FM Curitiba, na manhã desta quarta-feira (27). Em todo o país, a evasão escolar atinge cinco milhões de estudantes, principalmente do ensino médio.
Cerca de 10% dos estudantes da rede estadual paranaense seguem na modalidade remota, segundo a SEED. O ensino presencial se tornou obrigatório para todos os alunos sem comorbidades, no segundo semestre letivo deste ano.
O secretário defende que o retorno ao estudo presencial seja imediato.
Paralelo ao retorno e à evasão, o ensino médio estadual passa por mudanças em 2022, com a implementação do chamado Novo Ensino Médio. Em primeiro momento, os alunos têm as mesmas matérias e, depois, escolhem qual área do conhecimento seguir, de acordo com o vestibular que pretendem prestar.
Segundo o secretário, o formato pode direcionar melhor o estudante para as áreas de interesse.
Além disso, há a possibilidade de seguir um ensino técnico profissionalizante, escolha de 40 mil alunos da rede estadual atualmente. A secretaria planeja disponibilizar em torno de 120 mil vagas nos próximos anos, segundo Feder.
Outra mudança do formato é a nova carga horária, que passa de 25 para 30 horas semanais. Na prática, os alunos têm uma aula a mais por dia.
Ouça os áudios do secretário de estado da educação e do esporte, Renato Feder, no link: https://bandnewsfmcuritiba.com/100-mil-alunos-deixaram-a-escola-durante-a-pandemia-afirma-seed-pr/
Por: Band News Curitiba