MEC lança formação de professores para o Novo Ensino Médio
Programa de ensino focado no mercado de trabalho entrará em vigor no ano que vem
O MEC (Ministério da Educação) lançou, nesta 3.ª feira (26.out.2021), uma formação específica para professores do ensino médio de escolas públicas e privadas. O objetivo é preparar os profissionais para a implantação do NEM (Novo Ensino Médio), que entrará em vigor em todo o país a partir de 2022.
Em nota, o ministério informou que foram disponibilizadas 5 formações gratuitas referentes a cada uma das áreas do conhecimento que estarão nas matrizes curriculares no ano que vem:
• Linguagens e suas tecnologias;
• Matemática e suas tecnologias;
• Ciências da Natureza e suas tecnologias;
• Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
E o módulo “Mundo do Trabalho”, que mostra como os docentes poderão orientar os estudantes sobre projeto de vida, carreira e empreendedorismo.
As formações podem ser acessadas no Avamec, plataforma online de aprendizagem do ministério.
Os módulos são de 180 horas. Além da teoria, há exercícios para aplicação prática, indicando soluções pedagógicas voltadas à interdisciplinaridade.
O objetivo é atingir os 505.782 docentes de ensino médio que atuam nas escolas públicas. Os docentes da rede privada também poderão fazer a formação.
De acordo com o MEC, o Novo Ensino Médio visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, considerando as complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
“Diante das alterações curriculares e pedagógicas, que têm impactado diretores escolares, professores e alunos, o MEC sentiu a necessidade de preparar os docentes do ensino médio para se sentirem seguros na implementação da nova organização do ensino”, explica o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da SEB (Secretaria de Educação Básica), órgão do MEC.
A cerimônia de lançamento acontecerá no auditório do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e contará com a presença de autoridades da área de Educação e representantes das escolas-piloto, que adotaram o Novo Ensino Médio em 2019.
Por: Poder 360