7.ª edição do Congresso de Educação da FENEP promove discussão sobre os novos desafios da educação no retorno ao ensino presencial
Evento será online e acontecerá nos dias 01 e 2 de julho
Passado o auge do período pandêmico, o retorno ao ensino presencial trouxe inúmeros desafios às escolas. Além de recuperar as lacunas de aprendizagem, outro aspecto preocupante tem tomado o centro das atenções dos educadores: a saúde mental dos alunos. Relatos de desinteresse pelos estudos, desânimo, ansiedade e até depressão entre crianças e adolescentes são cada vez mais frequentes. Diante deste cenário, a FENEP promoverá nos dias 1.º e 2 de julho a 7.ª edição do Congresso de Educação, com o tema “O mundo real voltou: como reinserir estudantes à rotina das aulas presenciais”. O evento discutirá os aspectos cognitivos e emocionais dos alunos nesse retorno ao ensino presencial e trará dicas de como a escola e a família podem atuar nesse novo contexto.
Realizado na modalidade remota (online), o Congresso é voltado para todos os públicos da escola – professores, equipes pedagógicas, gestores – e também para as famílias.
Segundo a diretora da FENEP e coordenadora do Congresso, Zuleica Reis Ávila, a decisão por trazer esse assunto como tema central do evento deve-se à preocupação dos gestores e educadores em relação ao comportamento dos estudantes no retorno ao ensino presencial. “Estamos percebendo um certo desalinho com relação ao brilho no olhar, à vontade de estudar. Os alunos estão com dificuldades de se adequar à rotina escolar. Por que isso tem ocorrido? Quais os motivos? Como ajudar esses estudantes? São questões que queremos discutir” destaca.
Entre os dezesseis palestrantes confirmados estão o psicólogo clínico, especialista em educação e desenvolvimento humano e cofundador da Educa 21, Rossandro Klinjey; o fundador da Non Stop – Maior agência de influenciadores digitais da América Latina, Alex Monteiro e a coordenadora do setor de educação da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes. A expectativa da FENEP é de que esta edição alcance o maior público possível, envolvendo não só os gestores, mas as equipes técnicas, como coordenadores e professores, e também a família. “Os assuntos abordados são de interesse de todos os públicos da escola e também dos pais e alunos. Todos foram impactados com a pandemia e estão vivendo os desafios e dificuldades desse retorno às atividades presenciais”, salienta Zuleica.
O evento tem como patrocinadores, até o momento, o Educbank e o Educa 21.
Clique aqui e garanta já a sua vaga.
Por: Fenep