Literatura na formação acadêmica: a mediação, as políticas públicas e o diálogo com o mercado editorial

Publicado por Sinepe/PR em

No 35.º episódio do podcast Palavras em Sala de Aula, apresentamos na íntegra a quarta e última mesa ocorrida na 1.ª Jornada de Literatura e Produção Editorial: O Ensino e a Ficção, com o tema “Literatura na formação acadêmica: a mediação, as políticas públicas e o diálogo com o mercado editorial”.

O objetivo do debate foi evidenciar a existência (ou não) do compromisso das Universidades com a formação de profissionais ligados não só ao ensino, mas também à área editorial. Estiveram presentes na conversa Cibele Lopresti, Ceciliany Alves Feitosa, Emília Mendes e Juliana Valverde, com mediação de Diana Navas. Ouça agora!

Cibele Lopresti possui graduação e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Atua como professora em oficinas e Curso de Pós-graduação Latu Sensu para formação de professores. Autora de livros didáticos para o ensino fundamental e médio. Mediadora em clubes de leitura. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, formação de professoras e produção de material didático.

Ceciliany Alves Feitosa tem doutorado em Educação com especialização em Liderança Educacional pela Universidade Aberta de Portugal, mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), pós-graduação em Administração e Marketing pela FAAP–SP (1993) e Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo (1990). Em 2013, concluiu a Especialização em Teologia pelo Instituto de Teologia da Sé–SP. Tem vasta experiência na edição e produção de conteúdos didáticos, de sistemas de ensino e de Literatura. É Diretora Educacional na Editora FTD Educação.

Emília Mendes tem mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade de Paris XIII. Professora em Edição da Fale/UFMG. Possui experiência de pesquisa/ensino na área de Estudos da Linguagem. Coordena o Laboratório de Edição — LABED (http://www.letras.ufmg.br/vivavoz). Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos POSLIN — FALE/UFMG.

Juliana Valverde é mestre e doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em escrita criativa pelo ISE–Vera Cruz. Atua profissionalmente nas áreas de Letras e Literatura como escritora, crítica literária e pesquisadora. Tem trabalhos em Música, como compositora, e em Editoração/Educação, como autora e elaboradora de conteúdos didáticos.

Diana Navas é coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC–SP. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC–SP e graduada em Letras pela Universidade do Grande ABC. Atualmente, coordena e ministra aulas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC–SP, e também nos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Atua, principalmente, nos seguintes temas: romance contemporâneo brasileiro e português, metaficção, crítica literária e tendências da literatura juvenil.

Para ouvir acesse: https://open.spotify.com/episode/5rz0G55YIKlKfvf3j1j0MP

Por: Palavras em Sala de Aula