Sinepe/PR realiza reunião mensal do Conselho Diretor
Evento contou com a participação de representantes da Secretaria da Educação e do Hospital Pequeno Príncipe
O Conselho Diretor do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) se reuniu, na última segunda-feira (03), para relatar os assuntos mais importantes do mês. A reunião ministrada pelo presidente da entidade, Prof. Sergio Herrero Moraes, teve a participação da chefe do Departamento de Normatização Escolar (DNE), Telma Aparecida dos Santos Luzio, representando o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda Vieira. O encontro foi realizado de maneira híbrida e contou com a participação de diretores e diretores-presidentes das regionais do Sinepe/PR.
A representante do Hospital Pequeno Príncipe, Laíza Prates, iniciou o encontro apresentando o projeto Telemedicina às Escolas. O sindicato está analisando a iniciativa e a possibilidade de parceria futura. Na sequência houveram relatos das regionais sobre o projeto Planeta Amigo e os eventos locais.
A chefe do DNE se colocou à disposição do Sinepe/PR e das escolas particulares do Paraná para esclarecer dúvidas relacionadas ao Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) e ainda incentivou a adesão ao sistema por parte das associadas. Ainda durante a reunião, ocorreu o relato sobre a indicação do Sinepe/PR ao Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR. A indicação da entidade será apresentada em audiência ao Governo do Estado, com o Presidente do Sinepe/PR, Prof. Sergio Herrero Moraes.
O segundo vice-presidente e o diretor de Legislação e Normas do Sinepe/PR, respectivamente Celso Maurício Hartmann e Nilson Izaias Pegorini, relataram sobre os encontros realizados com o Núcleo de Concursos da UFPR. O grupo de trabalho com cinco representantes da rede privada de ensino foi criado para tratar sobre as questões do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para tratar sobre as características do vestibular da UFPR para 2024, dada a implementação do novo ensino médio nas escolas. A principal dúvida ainda é que o MEC não liberou as matrizes de referência do novo ENEM, portanto não se sabe o que será cobrado pelo ENEM e por vestibulares a respeito dos Itinerários Formativos do novo Ensino Médio.
As professoras Esther Cristina Pereira e Naura Nanci Muniz Santos narraram acerca da última reunião do Grupo de Inclusão do Sinepe/PR, cujo foco foi entender como tratar a educação de alunos autistas. Houve ainda apresentação sobre as pautas discutidas pela Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), como o Novo Ensino Médio e sobre alunos de inclusão, e apresentação de relatório mensal de assessoria de imprensa.
Por: Sinepe/PR