Pesquisa aponta efeitos da pandemia na educação superior
Participaram do levantamento 2.457 instituições de ensino superior. Resultado está disponível no portal do Inep
O nstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira, 16 de maio, os resultados da pesquisa “Resposta Educacional à Pandemia de covid-19 no Brasil – Educação Superior”. O instrumento da pesquisa consistiu num questionário específico, com objetivo de levantar informações sobre os impactos sofridos pelas instituições de ensino superior e as estratégias adotadas para a manutenção das atividades acadêmicas.
Participaram do levantamento 2.457 instituições de ensino superior, ou seja, 100% das instituições que finalizaram o Censo Superior 2020. Esse número abarcou o universo de 8.680.945 matrículas de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.
De acordo com a pesquisa:
30,4% das instituições tiveram que ajustar a data de término do ano letivo em razão da pandemia.
Em relação às aulas presenciais, mais de 90% das instituições as suspenderam, ainda que de forma parcial. Na rede federal, o percentual foi de 94,1%.
Em média, as instituições ficaram 28 dias com as aulas suspensas durante o ano de 2020, até seu retorno de forma remota ou presencial. Nas instituições federais, essa média foi de 148 dias.
Censo Superior – Realizado ainda sob o efeito das restrições impostas pela pandemia da covid-19, o Censo da Educação Superior 2020 foi desafiado a produzir estatísticas oficiais da educação no Brasil que oferecessem dados confiáveis sobre os impactos da pandemia nesse nível de ensino. Essa pesquisa, de preenchimento obrigatório, foi elaborada e gerenciada pelo Inep, com questionário aplicado concomitantemente ao censo de 2020, por meio do Sistema Censup.
Levantamento – A pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil” permite identificar as ações adotadas pelas instituições diante da necessidade de aplicar medidas de enfrentamento à disseminação do coronavírus. A participação das instituições de educação superior e redes de ensino na pesquisa é importante, pois permite o levantamento de informações relevantes sobre o calendário escolar e as estratégias adotadas em todo o Brasil, assim como ocorreu com a aplicação da pesquisa no Censo Escolar 2020.
Por: MEC