Como fazer uma curadoria de conteúdo assertiva no ensino superior
Tanto no ensino presencial quanto na educação a distância (EaD), o conteúdo pedagógico tem papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Ele é o elemento condutor do processo de aprendizagem, apresentando a teoria e promovendo o entendimento por meio de situações aplicáveis, muitas vezes, mediadas pelo professor.
É o professor curador que dá consistência para a trilha de aprendizagem, selecionando conteúdos e ferramentas que permitam diferentes formas de ensinar e aprender, garantindo a qualidade (conforme determinação dos órgãos regulatórios brasileiros) e a adequação dos projetos em relação ao perfil dos estudantes.
“O papel da curadoria de conteúdo é fundamental na sociedade da informação, na qual o conhecimento tem se confundido com informação e o excessivo e o essencial se separam por uma linha cada vez mais tênue”, explica a doutora em Ciência da Informação e gerente acadêmica EaD da Plataforma A, Daiana Rocha.
Dessa forma, o curador de conteúdo é um agente ativo no processo de aprendizagem dos alunos. A seguir, entenda sua importância dentro das instituições de ensino superior (IES).
As IES precisam de curadoria de conteúdo
Por converter informação em conhecimento, a curadoria de conteúdo, por meio dos seus diferentes atributos, ganhou ainda mais espaço em função da pandemia. A urgência da transformação do ensino fez com que a compreensão do conceito, das etapas e dos critérios de curadoria se tornasse imprescindível em todos os modelos de educação.
A avaliação do conteúdo, portanto, não pode ocorrer apenas com base em requisitos técnicos. É necessário considerar todo o processo na sua essência crítica.
O profissional que realiza esse trabalho precisa ter também conhecimentos empíricos sobre as características do público-alvo, requisitos de aprendizagem e recursos e instrumentos disponíveis na IES que possam auxiliar a composição do conhecimento de modo integral.
Selecionar a quantidade certa de conteúdo, para atender a ementa do curso com recursos atrativos e propostas pedagógicas que ajudem o aluno a conectar os conhecimentos adquiridos com o seu dia a dia, é um dos principais pontos para entregar uma aula de sucesso.
Segundo o head de tecnologia educacional do grupo Cruzeiro do Sul, Marcos Andrei Ota, é possível dizer que a curadoria de conteúdo só se torna importante quando a IES investe em formação continuada para uma adoção consciente, regrada de intencionalidade pedagógica e direcionadora para a aprendizagem.
“Aqui, cabe um alerta: os ambientes virtuais não devem ser confundidos como repositório de conteúdo. Ao combinar este recurso à curadoria, chegamos ao nível de personalização da aprendizagem, o que a torna significativa”, afirma Ota.
Como entregar conteúdos notáveis
A compreensão dos conteúdos pedagógicos e da sua composição como parte de uma jornada de aprendizagem pautada no perfil do aluno é essencial para tornar o processo de aprendizagem encantador.
Segundo Ota, o planejamento de uma boa aula deve considerar uma sequência didática que contemple, além do conteúdo, fatores que impactem diretamente na experiência e engajamento dos estudantes.
Entre eles estão:
- o “tempo de exposição”;
- objetos de aprendizagem para exploração;
- momentos de interação/discussão, atividades;
- estratégias para checar os resultados de aprendizagem pretendidos.
Em relação a aulas remotas ou híbridas, Daiana Rocha ressalta o que é preciso considerar para encantar os alunos.
3 pontos fundamentais para ter um conteúdo cativante:
Quantidade não é qualidade
Os alunos vivem uma rotina atribulada. Chegar em uma sala de aula digital organizada e com conteúdo suficientemente possível de ser estudado dentro do tempo previsto de dedicação é o primeiro passo para prender a atenção do aluno e tranquilizá-lo;
Diversifique formatos
É importante entregar conteúdos em diferentes formatos, com objetos de aprendizagem diversificados e que respeitem as diferentes formas de aprender do estudante, mostrando as possibilidades de escolher por onde começar seus estudos;
Não esqueça do humano
Ter interação e colaboração faz parte da essência humana! Portanto, encante os alunos com curadores engajados e professores preparados para realizarem aulas síncronas participativas e desafiadoras que envolvam a resolução de problemas práticos.
Assim, será mais fácil pensar em conteúdos que façam parte dos programas das disciplinas de modo que eles apresentem aplicação prática no cotidiano profissional dos estudantes.
Por: Desafios da Educação