IA potencializa a captação de alunos
Persone se coloca no mercado para auxiliar as instituições de ensino no uso da IA
O universo educacional tem se transformado com a ascensão da Inteligência Artificial (IA) vista nos últimos anos. Mudanças são necessárias nos mais diversos setores, o que inclui o campo de atendimento e de vendas das instituições de ensino.
A implementação de Chatbots com fluxos automatizados para o atendimento a prospects e alunos, por exemplo, tem se mostrado uma prática bem-sucedida, ao apresentar eficiência na atividade. Um dos benefícios é o aprimoramento da experiência do cliente, com a eliminação de filas de espera em momentos de alta demanda. Na Persone – especialista em soluções de vendas para o segmento educacional – a adoção dessa abordagem em suas operações levou a uma redução de 40% nos atendimentos transbordados para consultores humanos.
A inteligência artificial também tem se destacado como assistente de atendimento. A popularização de IAs generativas, como o ChatGPT, incentiva a utilização de ChatBots na captação de alunos. E, de acordo com a Persone, foram observados benefícios como a personalização da abordagem e um alto padrão de qualidade possibilitados pelos algoritmos de aprendizado, capazes não apenas de armazenar informações, mas também de analisar dados individuais. O algoritmo oferece sugestões personalizadas para cada aluno, como cursos específicos, oportunidades de bolsas e programas de estudo.
O uso da IA na transcrição de atendimentos de voz humana para texto também tem sido explorado pela empresa, que avalia a qualidade da abordagem para a qualificação do time de vendas. Para a Persone, a identificação de pontos de contato relevantes, bem como a compreensão do perfil e do comportamento dos prospects com maior propensão à compra, são estratégias que direcionarão efetivamente a força de vendas para momentos decisivos no processo de matrículas.
Nesse contexto, a Persone se coloca no mercado para auxiliar as instituições de ensino no uso da IA como ferramenta para potencializar a tão desafiadora captação e retenção de alunos.
Por: Revista Ensino Superior