Faculdades perguntam como a vida doméstica afeta os estudos
Em 2022, um grupo de 12 faculdades dos EUA pediu a todos os candidatos que analisassem uma lista de circunstâncias ou responsabilidades extenuantes que realizam em casa. Em 2023, foram 23 faculdades
As pessoas que leem as inscrições para as faculdades são muito parecidas com detetives. Sem ter participado do evento (a educação e a vida do aluno no ensino fundamental e médio), elas precisam encontrar pistas em documentos (históricos escolares do ensino médio e redações de alunos) e relatos de testemunhas oculares (cartas de recomendação) para solucionar o caso (decidir se o aluno poderá ter sucesso na faculdade).
Mas, mesmo com os extensos formulários de inscrição que cada aluno envia, os detetives (leitores de formulários de inscrição em faculdades) precisam ler muito nas entrelinhas, disse Tim Brunold, reitor de admissão da University of Southern California.
As pistas que eles têm sobre como os alunos passam seu tempo fora da escola geralmente se limitam a uma lista de equipes esportivas das quais foram capitães, clubes dos quais participaram, trabalho voluntário que fizeram e prêmios que ganharam. No entanto, os leitores dos formulários de inscrição geralmente não têm informações importantes sobre outras responsabilidades ou circunstâncias da vida que os alunos possam ter, como cuidar de irmãos ou familiares doentes, trabalhar em empregos de meio período para ajudar a pagar as contas da família ou morar em uma casa sem conexão estável com a Internet.
E a falta de pistas muitas vezes significa que a inscrição de um aluno não é avaliada de forma justa. Se um aluno está tirando boas notas apesar de ser responsável pelos irmãos desde o final da escola até a hora de dormir, isso pode significar que ele é ainda mais talentoso academicamente do que um colega que não tem esses encargos.
Um experimento
Para preencher essa lacuna e mostrar aos futuros alunos que essas responsabilidades são importantes, um grupo de 12 faculdades participou de um experimento no qual pediram a todos os candidatos que analisassem uma lista de circunstâncias ou responsabilidades extenuantes da vida doméstica e marcassem com quais delas eles gastam quatro horas ou mais por semana.
“Queremos que esses jovens recebam crédito por essas coisas que exigem muitas habilidades e muito tempo, da mesma forma que os jovens que realizam atividades extracurriculares tradicionais baseadas na escola recebem crédito”, disse Trisha Ross Anderson, diretora de admissão em faculdades do projeto Making Caring Common da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade Harvard, que ajudou a desenvolver as perguntas do Common App. (A ideia estava em desenvolvimento antes de a Suprema Corte decidir que a raça não poderia ser considerada nas decisões de admissão.)
“Queremos que seja mais fácil para os alunos relatarem essas informações e falarem sobre elas. Se os alunos não quiserem escrever uma redação sobre isso, por exemplo, não precisarão fazê-lo.”
Para agilizar e simplificar o processo para os futuros alunos e evitar que os leitores dos formulários de inscrição tenham de bancar o detetive enquanto tentam descobrir se “há algo mais acontecendo com esse garoto”, eles acrescentaram essa pergunta opcional ao Common App:
Às vezes, os registros acadêmicos e as atividades extracurriculares são afetados por responsabilidades familiares ou outras circunstâncias. Gostaríamos de saber sobre essas responsabilidades e circunstâncias. Suas respostas não afetarão negativamente sua inscrição. Você pode repetir algumas informações que já forneceu na seção Atividades do Common App.
Selecione as atividades que você passa 4 ou mais horas por semana fazendo:
- Ajudar familiares ou membros da família em situações como consultas médicas, vi– sitas a bancos ou entrevistas para obtenção de visto;
- Tarefas para minha família ou casa (cozinhar, limpar, lavar roupa, etc.);
- Vivenciando a falta de moradia ou outra situação de vida instável;
- Interpretar ou traduzir para familiares ou membros da família;
- Viver em um ambiente sem internet confiável;
- Viver de forma independente ou por conta própria (não incluindo internato);
- Administrar as finanças da família ou da casa, o orçamento ou pagar contas;
- Fornecer transporte para familiares ou membros da família;
- Cuidar de membros doentes, deficientes e/ou idosos da minha família ou da minha casa;
- Cuidar de membros mais jovens da família ou da casa;
- Cuidar de meu próprio filho ou filhos;
- Trabalhar em um emprego remunerado para contribuir com a renda de minha família ou domicílio;
- Trabalho no quintal/trabalho na fazenda;
- Outros (favor descrever);
- Nenhum desses.
Nas 12 faculdades, 66% dos alunos que se candidataram a essas faculdades usando o Common App marcaram pelo menos um campo, de acordo com Karen Lopez, que gerencia esse projeto no Common App. Um quarto dos alunos em potencial marcou quatro ou mais caixas.
No outono de 2022, essas 12 faculdades incluíram a pergunta no Common App: Amherst College, Caltech, Cornell University, Harvey Mudd College, St. Olaf College, Transylvania University, University of Arizona, University of Dubuque, University of Maryland-Baltimore County, University of Pennsylvania, University of Southern California e Worcester Polytechnic Institute.
No outono de 2023, 23 faculdades acrescentaram a pergunta: Allegheny College, Amherst College, Bard College at Simon’s Rock, Boston College, Caltech, College of Saint Benedict e Saint John’s University, College of the Holy Cross, Cornell University, Earlham College, Elon University, George Washington University, Harvey Mudd, Haverford College, Immaculata University, Lafayette College, Maryland Institute College of Art, Nazareth University, Providence College, University of Pennsylvania, University of Richmond, University of Rochester, University of Southern California e Worcester Polytechnic Institute.
Ross Anderson disse que os dados do segundo ano começarão a ser processados nos próximos meses. Ela disse que eles também planejam analisar como essa pergunta afetou as admissões e matrículas, mas só poderão examinar isso no final do verão. Lopez disse que esses são alguns dos fatores que ajudarão a decidir se essa pergunta deve se tornar uma parte regular do Common App.
Brunold, da USC, disse que as pessoas que leem os formulários de inscrição para as faculdades estão tentando ter uma “visão de 360 graus desse jovem que muitas vezes está expondo sua alma para você”, sem conhecê-lo pessoalmente. Dar aos alunos a oportunidade de compartilhar informações sobre suas vidas dessa forma ajuda as faculdades a fazer uma avaliação mais completa.
“Para nós, em um lugar que infelizmente não tem a capacidade de admitir nem perto do número de alunos que querem vir para cá, tomamos muito cuidado nesse processo”, disse Brunold.
Whitney Soule, vice-reitor e decano de admissões da Universidade da Pensilvânia, disse que fazer essa pergunta e captar uma visão mais ampla da vida dos alunos pode ajudar a nivelar o campo de jogo para candidatos de diferentes origens.
“O que estamos tentando fazer é entender como o aluno está se movendo ao longo de sua vida, qual é o seu comprometimento de tempo e sua responsabilidade, e sua consciência de si mesmo em relação a outras pessoas”, disse Soule. “Porque isso será extremamente importante em nosso ambiente quando eles chegarem ao campus e estiverem vivendo e aprendendo na comunidade de nossa escola.”
Por: Revista Ensino Superior