Quais as principais barreiras da gestão escolar brasileira?

Publicado por Sinepe/PR em

Das políticas de saúde mental às estratégias de inteligência artificial, líderes educacionais apontam o que deve ser melhorado no ambiente escolar

Mesmo depois de um longo período de distanciamento social, carregado de consequências emocionais que perduram até hoje, quase metade das instituições brasileiras, de ensino básico e superior, tem uma grande lacuna a ser preenchida: 40,2% não possuem qualquer política de saúde mental para as equipes e alunos em suas organizações.

Este é um dos principais resultados do Indicador GEduc, pesquisa inédita elaborada pelo GEduc (Congresso de Gestão Educacional do Brasil), promovida pela consultoria educacional HUMUS. O levantamento foi realizado com 116 líderes escolares que participaram da 22.ª edição do GEduc, entre 3 e 5 de abril, em São Paulo, e está disponível para download gratuito.

“Debatemos estratégias para solucionar problemas e aperfeiçoar processos, com vieses pedagógicos, organizacionais, financeiros, tecnológicos e de relacionamento com os alunos e comunidade”, diz Sonia Colombo, CEO da HUMUS.

A falta de investimento em competências digitais chama a atenção. Para a pergunta “Seus professores e alunos têm utilizado inteligência artificial de forma direcionada pela instituição?”, 61,5% dos entrevistados responderam negativamente.

Quando o assunto são práticas de educação especial e inclusiva, 73,5% dos gestores disseram que suas instituições estão estruturadas. Por outro lado, no ensino superior, a negativa de 40,4% dos entrevistados aponta a urgência de garantir que todos os alunos sejam atendidos de maneira eficaz.

O Indicador GEduc constatou que 78,4% dos respondentes se baseiam na análise de dados para delinear ações pedagógicas e curriculares. A educação básica se mostrou mais adepta à metodologia no âmbito pedagógico do que a educação superior.

Entre os dados coletados, destacam-se ainda a “guerra do ticket”, ou seja, campanhas de matrículas e competição relacionada ao valor das mensalidades no contexto educacional: 45,3% das instituições de ensino afirmaram que se sentem ameaçadas pelo mercado, que concentra grandes grupos.

Durante o evento geral, que reuniu mais de 1,6 mil visitantes, 80 palestrantes e 67 empresas expositoras, também aconteceu a Cerimônia de Premiação do Prêmio Nacional de Gestão Educacional.

Por: Porvir