Precisando de algo novo na sua rotina? Grupos de Meditação da PUCPR estão com as inscrições abertas

Publicado por Sinepe/PR em

Novo ciclo de aulas conta uma recompensa para quem participar de todo o ciclo da modalidade

A PUCPR reconhece que, em meio à agitação do dia a dia, é fácil perdermos contato com o nosso verdadeiro eu. Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o bem-estar, além de fomentar a espiritualidade por meio de práticas meditativas, a Identidade PUCPR anuncia que as inscrições para os Grupos de Meditação do 2º semestre de 2024 já estão disponíveis. Nesse semestre, temos uma novidade: para quem participar de todo o ciclo da modalidade escolhida e responder à avaliação final, teremos um presente especial. Não vai perder, né?

Todas as modalidades de meditação são realizadas uma vez por semana, com ciclos de 8 encontros para cada abordagem, com início a partir de 26 de agosto. Estudantes, professores(as), colaboradores(as) e comunidade externa podem participar de duas formas: presencial, na Sala Thomas Merton – Prédio da Identidade PUCPR (ao lado da Clínica Odontológica), e online – por transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams.

Práticas Meditativas

Serão oferecidas 4 modalidades diferentes conduzidas por professores(as) e colaboradores(as) da PUCPR. Conheça cada uma delas:

  • Exercícios de Atenção Plena e Compaixão, segunda-feira, híbrido, com prof. Valcir Moraes: Os exercícios de atenção plena poderão auxiliar na concentração e no manejo das emoções. Vamos aprender a estar presente e ter maior consciência sobre o corpo e a mente. Com a novidade de que aprenderemos a desenvolver a dimensão da compaixão.
  • Meditação Oriental, terça-feira, híbrido, com o prof. Joachim: Esta modalidade combina conceitos e práticas das mais antigas experiências de meditação da humanidade.
  • Meditação Ativa e Relacional, quarta-feira, presencial, com o prof. Armando: Oficina de treinamento em grupo da atenção plena e do foco nas ações do dia a dia e da presença de qualidade e empática nos relacionamentos interpessoais.
  • Exercícios Espirituais Inacianos, quinta-feira, híbrido, com a prof. Andreia Cristina Serrato: Método desenvolvido por Santo Inácio de Loyola que propõe, por meio da contemplação ativa, uma lógica de conhecimento existencial.
  • Exercícios de Atenção Plena e Compaixão, híbrido, sexta-feira com o prof. Valcir Moraes: Os exercícios de atenção plena poderão auxiliar na concentração e no manejo das emoções. Vamos aprender a estar presente e ter maior consciência sobre o corpo e a mente. Com a novidade de que aprenderemos a desenvolver a dimensão da compaixão.

O especialista em educação para a interioridade da PUCPR e um dos facilitadores das meditações, Valcir Moraes, explica que “cada modalidade de meditação possui métodos e conteúdos específicos, mas que convergem para o objetivo de oportunizar experiência de espiritualidade e de fomento da cultura do cuidado. A universidade é um lugar favorável para essa experiência”.

Por: PUCPR