A importância dos mantenedores, diretores e coordenadores para o crescimento de uma escola
A importância da liderança no desenvolvimento estratégico de uma instituição escolar reside em promover um clima motivador, assim como utilizar ferramentas e práticas de gestão que visem alcançar bons resultados acadêmicos e financeiros, em busca de um crescimento sustentável.
A seguir, elencarei 12 práticas essenciais para que a liderança ocorra de forma natural e eficaz:
1 – Direcionamento baseado em metas – Um bom líder estabelece uma visão clara e metas para a escola orientar todos os envolvidos em direção a um objetivo comum, que neste momento são os resultados das rematrículas e captação de novos alunos (leads e vendas), sem esquecer dos resultados acadêmicos. Isso proporciona um senso de propósito e motivação.
2 – Mostrar seu lado educador – Deixar clara a paixão pela educação e o incentivo à excelência serve de inspiração para professores e alunos. Esse contexto cria um ambiente positivo que estimula o aprendizado e o desenvolvimento pessoal.
3 – Agir quando necessário – Um bom líder é capaz de tomar decisões, mesmo que duras, em benefício das necessidades da comunidade escolar e para o bem maior.
4 – Formar times – Líderes competentes promovem o trabalho em equipe ao incentivar a colaboração entre professores, colaboradores e alunos, o que melhora a comunicação e a eficácia organizacional.
5 – Gerir conflitos – Bons diretores e coordenadores possuem habilidades para resolver conflitos rapidamente sem favorecimentos. Essa conduta mantém um ambiente harmonioso e produtivo, onde todos se sentem ouvidos e respeitados.
6 – Olho no futuro – Promover novas abordagens pedagógicas e o uso da tecnologia para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, utilizando a proposta pedagógica como base para as inovações.
7 – O principal papel do líder é ensinar – Investir tempo e recursos no desenvolvimento profissional de seu corpo docente e demais colaboradores. Oferecer oportunidades de formação e crescimento resulta em uma equipe mais qualificada e motivada.
8 – Construção de relacionamentos – Desenvolver relacionamentos sólidos com alunos, pais e a comunidade, com o objetivo de criar uma rede de apoio que beneficia a escola em diversas iniciativas.
9 – Avaliação continuada – Buscar maneiras de avaliar e melhorar os processos educacionais e administrativos para garantir que a escola evolua e se adapte às necessidades dos alunos e do mercado educacional em constante evolução.
10 – Cultura escolar positiva – Bons líderes moldam a cultura da escola ao promover valores de respeito, inclusão e excelência, impactando diretamente o clima e o bem-estar de todos.
11 – Dar o exemplo – A cultura de uma escola nasce de cima para baixo. Por isso, é importante que os líderes deem o exemplo nos pequenos detalhes, como cumprir os combinados e horários.
12 – Não compactuar com a cultura das faltas – Embora as pessoas adoeçam, seja física ou psicologicamente, e precisem de um tempo em casa para se recuperar, o aumento desenfreado dos pedidos de atestados, muitas vezes com períodos mais longos que o necessário, tem gerado transtornos. Como as escolas não possuem colaboradores reservas, uma falta pode causar desequilíbrio na estrutura organizacional e sobrecarregar os demais colaboradores.
Que esse texto sirva de reflexão. Analise os 12 temas apresentados, identifique em quais você está se saindo bem, em quais está no caminho certo e se desenvolvendo, e aqueles que precisam de melhorias. Este é um momento importante de autorreflexão.
Por: Direcional Escolas