Reitora do UniOpet está entre as três finalistas do Prêmio Empreendedora Curitibana
Liderança inspiradora: Adriana Karam é finalista em prêmio que reconhece mulheres de sucesso em Curitiba
Adriana Karam, reitora do Centro Universitário UniOpet e presidente do Grupo Opet, está entre as três finalistas do Prêmio Empreendedora Curitibana. O objetivo do prêmio é ressaltar a trajetória de mulheres que impactam positivamente o cenário empresarial de Curitiba. A votação popular começa hoje, 30 de outubro, e vai até 15 de novembro, neste link.
Como segunda geração de uma empresa familiar, Adriana enfrentou o desafio de construir sua carreira com base em mérito próprio. “Sempre fui muito exigente comigo mesma e jamais aceitaria a ideia de conseguir algo por conta da relação familiar”, afirma. Sua dedicação à gestão educacional e ao desenvolvimento de pessoas a levou a assumir posições de liderança dentro do Grupo Opet, até chegar à presidência..
A relevância de sua atuação não se limita à esfera educacional. Adriana equilibra sua carreira executiva com uma ativa liderança no ecossistema regional de inovação. Também é co-fundadora da WIM Angels (Women Investment Movement), que faz investimento-anjo em projetos empresariais femininos. Na vida pessoal, é mãe, esposa, cantora no grupo vocal Curitibôcas e participante ativa em trabalhos voluntários. “É possível, sim, conciliar as tarefas, sabendo a dose de exigência em cada uma das facetas da vida”, encoraja.
Com a abertura da votação popular, Adriana Karam convida todos a participar deste momento que celebra a trajetória de mulheres empreendedoras e reforça a importância da presença feminina no empreendedorismo e na liderança. Junto com Adriana, chegaram também à votação popular as empresárias Cristiane Werner, Fernanda Maximiano Alves e Josi Fagundes. Todas apresentaram seus pitches na segunda etapa do processo e a classificação final será obtida com a combinação do voto popular com o case apresentado.
Uma trajetória de superação e liderança
Desde cedo, Adriana demonstrou paixão pela educação e gestão. Iniciou coordenando professores e percebeu que seu trabalho poderia alcançar muitas pessoas. Buscando aprimoramento, realizou mestrado em Educação em Chicago e, ao retornar, assumiu a direção da antiga escola de Educação Básica do Grupo Opet.
Enfrentando o desafio de ser filha do fundador, o professor José Antonio Karam, falecido em 2020, ela se dedicou a provar sua competência. “Assumi o desafio de ser mais dedicada e mais presente para conquistar o respeito da equipe”, relata. Sua carreira evoluiu para a implantação de novas unidades de ensino superior e, atualmente, ocupa o cargo de reitora do Centro Universitário Opet, o UniOpet.
Adriana também participa de conselhos de administração e investe em empresas ligadas à inovação educacional, contribuindo para o setor empresarial com sua experiência. “Há muito caminho a ser trilhado e continuarei a aprender, ensinar, realizar, crescer e inspirar.”, declara com entusiasmo.
Reconhecimentos e impacto na comunidade
A escolha como uma das finalistas do Prêmio Empreendedora Curitibana é mais um dos reconhecimentos da trajetória de Adriana. Sob sua liderança, o UniOpet expandiu, oferecendo mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação, e formando mais de 240 mil alunos em 51 anos de história. “Buscamos formar profissionais para o mercado, para que possam transformar de forma ética a nossa cidade e o nosso mundo”, enfatiza.
Adriana acredita no poder do exemplo e na importância de inspirar outras mulheres. “Se você quer, vá à luta. Acredite que é possível, porque é”, incentiva.
Sobre o UniOpet
O Centro Universitário UniOpet tem a sua formação apoiada na experiência de 50 anos de ensino do Grupo Educacional Opet, cujo pioneirismo e espírito empreendedor no Paraná são características marcantes e fazem parte do seu DNA. Em dois campi (Centro Cívico e Rebouças), com 37 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, e 33 cursos de pós-graduação, o trabalho do UniOpet é dedicado à formação de profissionais para o mercado de trabalho, indo além do ensino, com enfoque na empregabilidade de seus estudantes. Sua missão é oferecer a preparação para transformar o mundo, por meio de uma educação de qualidade, alinhada à realidade do mercado e atenta à prática profissional.
Por: UniOpet