“Marketing de conteúdo é a principal ferramenta para escolas”, afirma especialista
Para impulsionar a comunicação escolar e ganhar mais notoriedade, a melhor estratégia que deve ser adotada pelas instituições de ensino é o marketing de conteúdo. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma estratégia focada na produção e publicação de conteúdos relevantes para um determinado público.
E quem faz essa afirmação é Leonardo Mendonça, especialista em marketing educacional. “Para mim, marketing de conteúdo é a principal ferramenta e a mais difícil das escolas entenderem de fato. Os perfis no Instagram são tomados de fotos aleatórias, que não são interessantes para ninguém”, explica.
As publicações de artigos, textos informativos, e-books e vídeos são exemplos de conteúdos interessantes, que podem atrair novos seguidores e, até mesmo, influenciar no sucesso da captação de alunos.
“Uma escola tem o dever de ajudar a comunidade. Conteúdos que cumpram esse papel são ‘compartilháveis’, trazendo novos seguidores e pessoas que não conheciam a escola e que podem estar procurando uma no momento em que foi impactado”, ressalta.
Postagens que se destacam, por trazerem informações interessantes, costumam ser compartilhadas no direct, o que pode trazer novos seguidores para o perfil.
Marketing de conteúdo: contratar uma agência ou ter um colaborador interno?
Ao pensar em marketing digital para escolas, uma das principais dúvidas dos diretores é sobre a contratação desse tipo de serviço. Afinal, o que é mais eficaz: uma agência de publicidade e propaganda ou um colaborador interno atuando na comunicação?
“A partir de 400 alunos, recomendo fortemente que exista alguém dedicado ao marketing dentro da escola. Um analista e, se possível, um designer. Terceirize a arte, o design, mas não entregue nas mãos de uma agência a essência da sua escola”, enfatiza Mendonça.
Entretanto, o especialista acrescenta que uma das principais dificuldades na contratação de profissionais de marketing para escolas, é encontrar pessoas com experiência no segmento.
“Eu tenho uma comunidade que ajuda escolas a formarem e treinarem seus profissionais de marketing”, afirma. Os cursos gratuitos são disponibilizados neste site: www.mktparaescolas.education/academia
Conhecer a comunidade escolar é importante para o marketing de conteúdo
Para a produção de bons conteúdos, Mendonça ressalta que é importante conhecer a comunidade escolar. “Uma escola que atendo em Fortaleza (CE) contou que o que mais funciona para eles era divulgação em uma lotérica local. Eu jamais iria propor algo do tipo. Entende?”, indaga.
Por outro lado, o especialista em marketing educacional lembra que a indicação de famílias de alunos ainda são as melhores propagandas para uma instituição de ensino.
“Nada é mais poderoso que isso! Se uma família, que não ganhará nada em troca, de modo desinteressado, recomenda uma escola, é porque ela gosta e coloca a reputação dela em jogo pela sua escola!”, reflete.
Porém, Mendonça alerta que investir em marketing digital apenas em épocas de matrículas não é uma boa opção, já que a comunicação e divulgação da escola nas redes sociais precisa ser constante. “Além disso, muitas escolas utilizam apenas estratégias de Google e Social Ads ignorando o marketing de conteúdo e qualquer outra estratégia de médio longo prazo”, completa.
Curiosidade: educação nas redes sociais
Um estudo divulgado pela Comscore, uma empresa pioneira de medição de público, revelou que a educação on-line nas plataformas digitais registrou um aumento de 20% no total de interações nas redes sociais no primeiro trimestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Por: Escolas Exponenciais