Professor cria apresentações com ‘cara de Netflix’ para aula de ciências
Feito com slides, vídeos e interatividade para a turma do ensino fundamental 2, a parte teórica do “Resumiflix” foca nas sinopses e os filmes se transformam em vídeos relacionados à biotecnologia
A pandemia da Covid-19 trouxe diversas dificuldades para a sociedade em geral, e a educação não ficou fora disso. O resultado veio rápido: com pouco tempo de aulas remotas, tínhamos alunos e professores desmotivados. Comigo não foi diferente. Como professor, sempre fui muito preocupado com o engajamento dos meus alunos em sala de aula, por isso, durante o ensino a distância, procurei por formações e metodologias para tornar minhas aulas diferentes.
Dentre os mais diversos aplicativos, o Google Slides sempre foi um dos mais presentes na minha aula. Entretanto, utilizar slides não parecia ser algo tão inovador e chamativo, foi então que surgiu a ideia de trazer uma experiência diferente. Pensei: “E se o meu material de aula pudesse ter a mesma experiência de uso da Netflix?” Então nasceu o que nomeei de “Resumiflix”, um material feito de slides, porém com elementos de interação que trouxeram para a atividade uma experiência mais ativa.
No Resumiflix, o aluno pode escolher a forma e a ordem para estudar o assunto central. Os elementos componentes de um serviço de “streaming” (tecnologia que permite assistir filmes, séries e músicas em qualquer lugar) foram adaptados para a atividade. Com isso, a sinopse se tornou a parte teórica do assunto, o filme foi adaptado para ser um vídeo relacionado ao assunto e a tela inicial, o local onde o aluno poderia escolher por onde começar a estudar. Além dessas adaptações, também utilizei animações, cores, recursos do próprio aplicativo e imagens que pudessem aproximar ao máximo o aluno da experiência.
Em toda a apresentação, foi utilizado o recurso de links, nos quais pude transformar objetos em botões de navegação do aplicativo. Com isso, os alunos podiam ir e voltar das páginas e escolher o que quisessem. Os vídeos presentes na atividade foram retirados do YouTube e, com isso, os alunos os assistiam sem sair do slide.
A atividade foi realizada em uma turma do 7.º ano do ensino fundamental 2 em uma escola particular de Niterói (RJ). A turma em questão estudava remotamente e, no período em que a atividade foi aplicada, estava pouco engajada. O assunto trabalhado na atividade era biotecnologia, na disciplina de ciências.
Uma das minhas motivações era propor o conteúdo de forma que despertasse o interesse desses alunos. O conteúdo de biotecnologia é por si só muito interessante, mas dependendo do contexto em que estão acontecendo as aulas, é possível não envolver os alunos significativamente e aquele ser só mais um assunto.
Para minha surpresa, a interação foi incrível. No momento da aula, os alunos receberam o material, exploraram o que ali continha. Ao término da aula, grande parte da turma havia terminado os exercícios de fixação propostos, elogiando a atividade realizada.
O sucesso da proposta e o seu caráter inovador são méritos da forma que a atividade foi aplicada. Nela, o aluno pôde ser autônomo naquilo que estudaria, mesmo que um número “x” de conteúdos já estivessem presentes ali nos slides. Além disso, a experiência estava relacionada a algo comum e popular no dia a dia dos adolescentes, o serviço de streaming. Todos esses fatores foram essenciais para que a atividade se tornasse querida entre eles.
Após a aplicação do “Resumiflix” na minha turma, decidi compartilhar com outros professores por meio da conta de Instagram que administro (@inspiraprof) e observei que eles também obtiveram resultados positivos com seus alunos. A atividade é totalmente adaptável e pode ser utilizada em qualquer disciplina, como você poderá checar no link ao final do texto. O formato é ótimo para trabalhar com sala de aula invertida ou para revisão de um assunto.
Por: Porvir