Formação Socioemocional dos Estudantes
A BNCC prevê e as pesquisas comprovam: pessoas com competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam maior facilidade para aprender novos conhecimentos, se autoconhecer e conviver em sociedade. Mas, e como estão os estudantes brasileiros? Levantamentos recentes mostram que o tempo de pandemia, com aulas remotas, afetou demais o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes.
Nessa retomada, é fundamental políticas públicas intersetoriais que garantam a todos os estudantes brasileiros – inclusive e principalmente aqueles em contexto de vulnerabilidade – ter acesso a uma educação comprometida com o desenvolvimento socioemocional.
Para falar sobre a importância das competências socioemocionais dos estudantes e como gestores e educadores podem atuar ante esse desafio, convidamos a Ana Crispim, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, e o Anderson Mota, orientador educacional na rede municipal de educação de Sobral, no Ceará.
Para ouvir acesse:
https://open.spotify.com/episode/4qShq6A2lmCjhxQYedJTB9?si=c65ae2bb42074c8f
Por: Educação tem Ciência