Atividade física na escola desenvolve a integração social
O esporte atualmente é utilizado como meio de ensino não apenas de habilidades motoras e gestos técnicos, mas também como um caminho para desenvolver questões como sociabilidade, inteligência emocional e respeito. É o que explica a educadora Gabrielly Andrade Araújo, professora de Educação Física no Colégio Sion Curitiba. “Tem por objetivo também despertar a consciência dos benefícios obtidos ao realizar atividades físicas”, aponta.
A educadora salienta a mudança de perspectiva na aplicação de práticas esportivas nas escolas. “A Educação Física surgiu como um modelo militarista e higienista visando inicialmente corpos preparados para a guerra e altas jornadas de trabalho. Passou, décadas depois, a focar o desenvolvimento de atletas para alta performance”, resgata. “Na contemporaneidade, a Educação Física está cada vez mais voltada à saúde e ao bem-estar dos indivíduos, buscando contemplar este aspecto durante as práticas de maneira global, respeitando as individualidades”, constata.
MAIS ESPORTE, MENOS SEDENTARISMO
Outro aspecto importante do estímulo de práticas esportivas nas escolas é a formação de adultos saudáveis. “Em nossa sociedade o sedentarismo ainda é muito presente, sendo um fator importante para o desenvolvimento de várias doenças, como as cardiovasculares, diabetes e obesidade. A partir disso, a prática de atividades físicas proporciona uma melhor qualidade de vida ao aluno e auxilia no seu desenvolvimento socioafetivo”, indica.
A participação dos pais é também um fator muito importante. “Os pais podem estimular os filhos propiciando momentos de lazer em família e incentivando a prática de exercícios físicos”, orienta. “É importante que se envolvam, pois as crianças, muitas vezes, se espelham neles e seguem seus exemplos.”
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A educadora observa que a escola pode promover ocasiões especiais para desenvolver o gosto pelos esportes entre crianças e jovens e também reforçar o envolvimento da família. “No Colégio Sion Curitiba, no início do ano, realizamos o dia da família, que tem diversas opções de práticas de atividades físicas, em que as famílias podem vivenciar momentos de lazer e diversão. No segundo semestre, temos a semana dos jogos internos do colégio. Além disso, promovemos gincanas e festivais de futsal”, ilustra.
“Isso é importante para que os alunos tenham diferentes vivências da Educação Física, desenvolvendo-se na questão social, exercitando o respeito e trabalhando a inteligência emocional. Além disso, é importante para desenvolver a consciência de que a atividade física é um fator essencial para uma melhor qualidade de vida”, assinala.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MULTIDISCIPLINAR
Outro aspecto que ganhou força na prática esportiva nas escolas na atualidade, segundo Gabrielly Andrade Araújo, é a questão da multidisciplinaridade. “A disciplina de Educação Física procura inserir dentro de seu planejamento momentos e atividades relacionadas às demais áreas. Através do diálogo com os outros professores e com os alunos, podemos compartilhar sobre os assuntos, temas e atividades que estão sendo trabalhados. Por exemplo, na Educação Infantil, quando os alunos estão realizando análise do som, paralelamente, na Educação Física são feitas brincadeiras que reforçam o aprendizado.”
“As atividades esportivas, além de serem trabalhadas na disciplina de Educação Física, são abordadas durante a recreação dos alunos que permanecem no colégio em horário integral, nas escolinhas, na semana dos jogos internos e nos horários de intervalo, com liberdade de escolha”, descreve.
SER HUMANO PLENO
Para os alunos, tal percepção se reflete em um ambiente onde é oferecido suporte para que vivenciem suas emoções, facilidades e dificuldades. “Sempre respeitando e sendo respeitado. Tendo assim o espaço e a liberdade para desenvolver-se como um ser humano pleno, evidenciando a importância da Educação Física”, enfatiza a educadora.
Ela conta que, no Colégio Sion Curitiba, as atividades esportivas são realizadas de acordo com os planejamentos anuais e também com a realidade de cada turma. “Nós, professores da área de Educação Física, além de inserirmos os esportes nas aulas, também organizamos os jogos internos do colégio, que possibilitam aos alunos uma semana para a prática dos esportes. Na educação infantil, oportunizamos diversas atividades motoras, sensoriais, cooperativas e que estimulem as capacidades físicas”, relata.
No Colégio Sion Curitiba existem diversos espaços em que os alunos podem realizar diferentes atividades físicas. Entre elas, vale destacar o circuito de equilíbrio situado no “espaço verde”, a corrida de revezamento no bosque, o salto em distância na caixa de areia, além de voleibol, futsal, basquete, judô, balé, ginástica rítmica, capoeira e tênis de mesa. “O colégio define as modalidades de acordo com o interesse e demanda dos alunos.”
Na educação infantil são desenvolvidas atividades lúdicas e recreativas, envolvendo psicomotricidade e coordenação. Já no fundamental I, são inseridos jogos pré-desportivos. “Realizamos atividades que trabalham as capacidades físicas e desenvolvem habilidades motoras, além do resgate aos jogos tradicionais”, revela Gabrielly Araújo. No fundamental II, o colégio busca desenvolver e aprimorar as habilidades motoras e capacidades físicas, progredindo para a prática do esporte formal. No ensino médio, as práticas são realizadas de acordo com as preferências das turmas.
“Além disso oferecemos a opção da iniciação esportiva no contraturno”, acrescenta a educadora. “Proporcionamos a vivência do esporte de acordo com as individualidades, para que, fora do Sion, os alunos continuem buscando o mesmo.”
Fonte: Vogg
Data: 30/08/2019