Ensino Fundamental: 56% não aprenderam a ler e escrever
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) fez um alerta neste início de ano letivo: 56,4% das crianças do 2.º ano do Ensino Fundamental na rede pública brasileira não aprenderam a ler e escrever, conforme dados do SAEB 2021. O cenário, agravado pela pandemia, revela uma urgência em priorizar a alfabetização em todos os municípios do país.
Os números mostram um aumento preocupante, passando de 39,7% em 2019 para 56,4% em 2021. A Chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Mônica Dias Pinto, ressalta que a falta de alfabetização impacta negativamente na trajetória escolar, levando à reprovação e ao abandono.
De acordo com a organização, é necessário implementar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo Ministério da Educação, que busca assegurar a alfabetização de 100% das crianças brasileiras até o final do 2.º ano do Ensino Fundamental. O programa inclui estratégias de recomposição das aprendizagens para os estudantes que não alcançaram esse marco.
A implementação do programa, aderido por mais de 90% dos municípios até o final de 2023, agora requer um acompanhamento efetivo para avaliar o impacto das práticas de alfabetização e a redução do analfabetismo.
Para recuperar a aprendizagem dos que ficaram para trás, o Unicef e parceiros lançaram a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, em colaboração com Secretarias Estaduais de Educação. A iniciativa visa diagnosticar a distorção idade-série e o fracasso escolar, oferecendo recomendações para políticas educacionais que promovam a igualdade no acesso à educação, além de materiais pedagógicos, como textos e vídeos para auxiliar na recuperação da aprendizagem.
Por: Escolas Exponenciais