Construindo um ambiente alfabetizador

Publicado por Sinepe/PR em

Composição da sala de aula é parte importante na criação de autonomia dos estudantes na fase de alfabetização

Desde o momento do nascimento, os bebês são expostos a inúmeras informações. Nos primeiros dias de vida, é preciso aprender a respirar, a comer e a sobreviver em um ambiente novo. A partir daí, as novidades não param. Cores, alimentos, pessoas e lugares devem ser compreendidos, afinal, se trata de um novo mundo. Na fase de alfabetização, o desejo por explorar todas as informações à sua volta é intrínseco às crianças.

Em sala de aula, em casa ou em ambientes de lazer, é imprescindível que se construa ao redor deles um ambiente alfabetizador. Brinquedos que estão perto, podem ser pegos. Letras que estão à vista, podem ser lidas. Todos os objetos que rodeiam a criança são uma oportunidade de interação e, quanto mais facilitado e mais frequente for esse contato, maiores os benefícios no processo de aprendizagem.

Andreia Schneiders, coordenadora de Educação Infantil e professora alfabetizadora do Colégio Imperatriz, em Guarapuava, entende o ambiente escolar como um facilitador para a criação de autonomia nas crianças na etapa de alfabetização. “Quanto mais rico esse ambiente for, mais ele vai proporcionar estímulos de desenvolvimento aos alunos. O interesse e a curiosidade são despertados e, consequentemente, isso auxilia todo o processo”, observa.

Leia o conteúdo na íntegra na Revista Escada Ed. 52, no site do Sinepe/PR: https://www.sinepepr.org.br/revista_escada_52.html

Por: Sinepe/PR