Mês do brincar: um universo de aprendizagens em todas as idades

Publicado por Sinepe/PR em

Neste mês de maio, NOVA ESCOLA tem uma programação de conteúdos para destacar a importância das brincadeiras e como levá-las para a escola

Quando eu era criança, adorava brincar de faz de conta. Meu quarto já foi banco, lanchonete, uma sala de aula, uma cidade de boneca. Naquelas quatro paredes cabia todo um universo de possibilidades, onde fui muitas paulas.

Me lembro que uma das minhas partes preferidas era a preparação. Para mim, a brincadeira começava na construção dos elementos que eu precisava para organizar o espaço. Se escolhia brincar de lanchonete, eu desenhava, pintava e recortava cada ingrediente que precisava para montar meus pratos e atender meus clientes. Minhas bonecas ganharam cidades inteiras feitas com embalagens vazias e papel. Meus bichinhos de pelúcia tiveram uma professora com zero didática.

Me pergunto se você se identifica comigo. Do que gostava de brincar quando era criança? Eram momentos individuais ou preferia brincar na rua? Qual era o tipo de brincadeira mais popular na região onde morava?

Hoje, olhando para trás, penso o quanto esses momentos dizem muito sobre minha personalidade. Essas atividades me ensinaram e moldaram quem eu sou. Não é à toa que a Educação Infantil, uma etapa tão importante para o desenvolvimento e a formação da identidade, é pautada pelo brincar.

Em 28 de maio, celebramos o Dia do Brincar. Em NOVA ESCOLA, vamos aproveitar todo mês para celebrar e reforçar a importância do brincar. Estou contando os dias para que possam ver um e-book com brincadeiras regionais e de comunidades quilombolas e indígenas que estamos preparando. Outro que tem um espaço no meu coração é sobre brincadeiras de percurso para bebês.

Isso sem contar a curadoria de conteúdos sobre outras possibilidades de estimular o brincar – e não apenas na Educação Infantil! Ainda que seja a primeira etapa que associamos com a temática, nos Anos Iniciais, as brincadeiras também podem potencializar muito as aprendizagens. O lúdico nos Anos Finais pode ser uma estratégia potente para engajar os estudantes. Em todas as etapas de ensino, brincadeiras africanas e indígenas são um ótimo caminho para ampliar os horizontes e trabalhar com as relações étnico-raciais.

Sei que a vida é uma correria, mas nunca estamos velhos demais para brincar. Basta pensar o quanto nos divertimos e aprendemos quando brincamos com crianças, sejam as da família ou na escola.

Por: Nova Escola