Assuntos para seu projeto escolar no 2.º semestre
Uma lista de temas que conectam as aulas ao cotidiano da turma e ao que pode cair no vestibular ou ENEM
Datas e eventos comemorativos são importantes aliados na hora de fixar conhecimentos ou apresentar conteúdos novos. Seja na aula de história ou até mesmo de ciências, ficar de olho em efemérides importantes faz parte do planejamento de qualquer docente. Um olhar mais atento para o calendário é fundamental para aproveitar ao máximo as chances de desenvolver atividades com base em datas específicas.
Pensando nas atividades para o segundo semestre, o Porvir selecionou assuntos que você deve ficar de olho para aproveitar ao máximo as chances de aprendizagem de sua turma.
Olimpíadas e Paralimpíadas: Apesar de os jogos olímpicos terem se encerrado no último domingo 11, o assunto ainda vai ficar em pauta. Tanto porque a programação suscitou muito interesse de pessoas de diferentes idades nos mais variados esportes – o breaking, por exemplo, foi uma surpresa para muita gente. Mas além das Olimpíadas, se iniciam dia 28 de agosto as Paralimpíadas. Esta 17ª edição, dedicada a pessoas com deficiência, contará com a participação de 4.400 atletas em 22 modalidades.
Eleições: Os municípios brasileiros farão o pleito para escolherem os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em outubro deste ano. Este é o momento oportuno para discutir não apenas como funcionam as eleições, mas também representatividade, democracia e como a participação impacta na vida dos estudantes. Além disso, ocorrem eleições presidenciais em diversos países do mundo como Estados Unidos, Reino Unido, Ruanda e outros.
Clima: As mudanças climáticas seguem sendo tema importante e central neste segundo semestre. Em novembro acontece a COP29, no Azerbaijão. A Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas é um dos principais eventos que reúne governantes, pessoas influentes, lideranças e entusiastas na causa da defesa do meio ambiente e na elaboração de estratégias para amenizar o clima.
Independência: Este tema geralmente movimenta mais os professores de história. Contudo, pode ser um momento oportuno para envolver diferentes componentes curriculares e entender, de forma interdisciplinar, os momentos que antecederam e os que se seguiram após o grito de Dom Pedro I.
Saúde mental: Outro tema do mês de setembro é a saúde mental. Embora o tema seja abordado ao longo do ano, a dimensão socioemocional ganha destaque com o Setembro Amarelo. Seus projetos podem ganhar força com discussões que são feitas para além dos muros da escola, na internet e nas redes sociais.
Ser professor: A profissão docente tem seus altos e baixos, mas é inegável que trata-se de uma profissão fundamental. Será que os estudantes têm interesse sobre o assunto? É possível aproveitar o mês para criar ações de valorização do professor, que coloquem a prática docente como um elemento chave na construção do país, além de incentivar os alunos a olharem para a profissão de forma diferente.
Novembro e questões de raça: O mês é tradicionalmente tomado por ações que estão ligadas ao dia 20 de novembro, data comemorativa da Consciência Negra. Apesar de ser importante trabalhar esse assunto ao longo de todo o ano, é também possível unir esforços e ampliar as vozes sobre o assunto, aproveitando que marcas e grandes empresas promovem ações dentro dessa temática.
Datas para você ficar de olho:
22 de agosto: Dia do Folclore
24 de agosto: Dia da Infância
7 de setembro: Dia da Independência
21 de setembro: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental
15 de outubro: Dia do Professor
29 de outubro: Dia Nacional do Livro
15 de novembro: Proclamação da República
18 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Racismo
20 de novembro: Dia da Consciência Negra
3 de dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
10 de dezembro: Dia dos Direitos Humanos
Por: Porvir