Tendências atuais impulsiona carreiras na área da gastronomia

Publicado por Sinepe/PR em

O chef João Carlos Martins Fontoura, ex-aluno do curso de Gastronomia do UniOpet, participou da final do concurso Soul Doce, promovido pela Barion, que ocorreu na última sexta-feira, dia 04/10. A competição desafiou os participantes a criarem receitas originais utilizando os produtos da marca de forma inovadora.

“Estou sempre buscando novos desafios. Depois que o The Next Chef acabou, fiquei sabendo do concurso da Barion, um concurso voltado à confeitaria totalmente fora da minha zona de conforto. Achei que seria legal me desafiar e mostrar meu potencial como confeiteiro”, compartilha João.

Participar de competições não estava nos planos iniciais de João. “Na verdade, não. Tinha um receio em participar, pois nunca se sabe o que pode acontecer. Mas depois que participei da primeira competição, que foi o The Next Chef, acho que perdi um pouco o receio”, admite.

Camila Pazzelo, coordenadora do curso de Gastronomia do UniOpet, ressalta a importância dessa atitude. “Ver ex-alunos como o João buscando se aprimorar e aceitar desafios é muito gratificante. A confeitaria é uma área em ascensão, com demanda por profissionais criativos e tecnicamente preparados”, destaca.

De fato, o mercado de confeitaria tem crescido no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o setor de panificação e confeitaria registrou um crescimento de 4,3% em 2020, movimentando R$ 92,63 bilhões.

Olhando para o futuro na carreira gastronômica

Apesar dos avanços, João mantém a humildade ao falar sobre futuras competições. “Tenho interesse em participar de programas como MasterChef ou Mestre do Sabor, mas acho que não é o momento ainda. Tenho muito que aprender e estudar. Mas quem sabe apareço daqui a um tempo”, pondera.

Camila reforça que a busca contínua por conhecimento é essencial na gastronomia. “O mercado valoriza profissionais que estão em constante aperfeiçoamento. Eventos e competições são excelentes vitrines, mas a formação sólida é o que sustenta uma carreira duradoura”, afirma.

Alguns dados reforçam que o setor gastronômico oferece diversas oportunidades. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o segmento de alimentação fora do lar emprega mais de 6 milhões de pessoas no país. Além disso, há uma tendência crescente na valorização da culinária autoral e da confeitaria artesanal.

“Temos observado uma demanda por profissionais que unem técnica e criatividade, especialmente na confeitaria. O João está trilhando um caminho promissor ao explorar essa área. A trajetória dele inspira outros alunos e futuros profissionais a explorarem diferentes vertentes da gastronomia, aproveitando as oportunidades que o mercado oferece”, conclui Camila.

Por: UniOpet