ABMES e Microsoft se unem para incentivar a formação de profissionais em Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade e sua expansão é inevitável. Está cada vez mais presente em operações e serviços oferecidos por todos os segmentos do mercado. E será a grande tecnologia desta era.
Apostando nisso, a Microsoft lançou no Brasil a AcademIA, programa voltado à capacitação gratuita em Inteligência Artificial para estudantes e profissionais já inseridos no mercado de trabalho. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é uma parceira oficial do projeto com objetivo de unir esforços em prol da qualificação profissional para melhor desenvolvimento da mão de obra brasileira para as vagas e profissões demandadas pelo mercado de trabalho, que está em rápida evolução tecnológica.
A parceria será oficializada em cerimônia a ser realizada em breve, por meio de assinatura de um acordo de cooperação, que visa incentivar as instituições de educação superior a desenvolverem projetos de qualificação profissional em IA e transformação digital.
Sobre IA
A Inteligência Artificial está embutida em muitas das tecnologias utilizadas cotidianamente e seus benefícios já podem ser observados por trabalhadores de todos os ramos, especialmente na educação. Ela permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana.
Atualmente, são várias as aplicações na vida real da IA, como jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita à mão e reconhecimento de voz e muitos outros.
Essas ferramentas estão transformando a relação do ser humano com o trabalho e o emprego, tais mudanças no mercado são semelhantes às transformações vivenciadas em outros períodos, como a invenção do telefone ou do automóvel, o que exige uma mudança na formação e treinamento dos profissionais do futuro.
Fonte: ABMES
Data: 31/10/2019