Sinepe/PR inicia projeto Planeta Reciclável® na Regional Cataratas

Publicado por Sinepe/PR em

No ano em que completa 10 anos, o projeto Planeta Reciclável – que busca reforçar a importância da reciclagem do Poliestireno Expandido – EPS (o famoso Isopor®) – chega nas cidades de Guaíra e Marechal Cândido Rondon. Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Sindicato das Escolas Particulares – Sinepe/PR iniciou as atividades do Planeta Reciclável® no Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo (Guaíra) e no Colégio Evangélico Martin Luther (Marechal Cândido Rondon).

Já desenvolvido em Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, o projeto é realizado em parceria com a Meiwa Indústria e Comércio Ltda (SP) e começa com um ciclo de palestras com o coordenador do projeto “Amigo da Natureza”, da Meiwa Embalagens, Ivam Michaltchuk, sobre educação ambiental e noções de reciclagem de resíduos sólidos nas escolas inscritas. Participam alunos do 5.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental de instituições de ensino associadas ao Sindicato. Após as palestras, os alunos são convidados a participar de um concurso cultural para desenvolver trabalhos sobre a reciclagem do Isopor®. “É uma forma que encontramos para ensinar aos jovens o caminho e a importância da sustentabilidade, além de colaborarmos com a proteção do meio ambiente, fazendo esse material voltar à cadeia produtiva”, explica Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR.

Reciclagem
O Isopor® é um tipo de plástico que contém menos de 5% de matéria-prima e mais de 95% de ar. É possível reaproveitar 100% do EPS, que pode ser transformado em solados de calçados, molduras, rodapés e brinquedos, entre outros produtos. Apesar disso, a reciclagem encontra alguns obstáculos. O Isopor®, apesar de leve, é volumoso, o que acaba encarecendo seu transporte e faz com que algumas empresas e cooperativas ainda não tenham interesse na coleta. Segundo o Instituto Plastivida, o Brasil produz aproximadamente 60 mil toneladas de EPS por ano e importa outras 30 mil. Deste total, o índice de reciclagem é de 24,5%. “O projeto Planeta Reciclável® leva o debate do tema para as escolas a fim de que as novas gerações se tornem mais responsáveis e multipliquem o conhecimento dentro das suas casas”, revela Esther.