Educação pós-pandemia: entrevista com Rosely Sayão, psicóloga
“Se nunca ouviu falar de um tema, que a gente não acredite. Porque conhecimento não tem a ver com crença. Tem a ver com aprendizado e pesquisa”.
A recomendação extremamente conectada ao mundo atual de informações instantâneas da vida conectada também serve para combater a disseminação de fake news, mas foi inspirada na extensa experiência dela em acompanhar e avaliar a educação no Brasil e a relação entre pais e alunos e destes com a escola.
Uma das consultoras e palestrantes mais requisitadas do país, escritora e colunista de jornal e rádio, Rosely Sayão diz que a educação precisa ser pensada com objetivo que vá além da formação individual. “Coletivo é ganho”, diz ela.
Na entrevista, impossível não perguntar sobre que educação teremos depois da pandemia de Coronavírus, dado que a vida inteira tem se modificado com a crise sanitária pela qual passa o planeta. Entre a percepção de que temos que nos melhorar como sociedade ou a sensação de tempo perdido, o que ficou marcado?
“Neste momento, boa parte das famílias está falando do prejuízo que teve. Eu tenho ouvido pouco falar do crescimento, da maturidade, da reflexão, da autocrítica. Bem menos do que o tempo perdido”.
Por Portal CIEE