Municípios de Pinhais, Campina Grande do Sul, Curitiba e Matelândia liberam funcionamento de escolas de idiomas e outras atividades no período da pandemia
O Sinepe/PR, como representante da rede privada de ensino no Estado, tem envidado esforços continuamente para apoiar as instituições associadas durante o período da pandemia da Covid-19 – especialmente, desde a suspensão das aulas presenciais, em 20 de março. Atento às decisões do poder público, o Sindicato desenvolveu diversas ações, muitas delas voltadas para os órgãos públicos (oficiais), como o envio do ofício a prefeitos e secretários de saúde de dezenas de municípios do estado, solicitando o retorno gradual das aulas presenciais (desde o infantil até o Superior, inclusive Idiomas e Cursos Livres). O Sinepe/PR destaca o retorno positivo recebido dos municípios de Pinhais e Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, de Matelândia, no Oeste do Estado, bem como de Curitiba, para os cursos extracurriculares, Escolas de Idiomas e Cursos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais comunicou que emitiu regramento para funcionamento de escolas de idiomas e de informática, cursos de música, de reciclagem profissional ou tecnológico, teatro, artes visuais, artesanatos, de qualificação profissionalizante e cursos ou aulas de reforço escolar, no âmbito municipal. Em Campina Grande do Sul, também na Região Metropolitana, foi liberado o funcionamento das escolas de idiomas, desde que observadas as normas regulamentares, em especial os Decretos nº. 1265, 1266, 1281 e 1341/2020.
Por meio do Decreto de n.º 2.787, o município de Matelândia autorizou da retomada das atividades, de maneira gradual (e mediante o cumprimento das disposições do art. 4.º do Decreto) dos cursos presenciais, atividades extracurriculares e de apoio pedagógico para alunos com dificuldades na aprendizagem online em instituições privadas.
Em Curitiba, os ofícios 441 e 460, autorizaram o retorno das atividades extracurriculares, como aulas de esporte, idiomas, música, entre outras, além de atividades individuais de apoio às aulas virtuais e atendimentos pedagógicos individuais aos alunos da rede privada. Para a Presidente do Sinepe/PR, foi positivo a autorização para retomada gradual destas atividades. “Inicialmente, nossa proposta é que essa retomada priorize o atendimento dos alunos cujos pais precisam trabalhar. Podemos fazer um bom trabalho e devagarinho trazer nossos estudantes pra dentro da sala. Até porque, eles não estão bem emocionalmente e requerem o atendimento individualizado pelo pedagógico. Todas as instituições associadas ao sindicato estão cientes das medidas sanitárias e de segurança que serão necessárias nesse retorno”, reforça Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR.
Leia os documentos na íntegra:
CLIQUE AQUI – (Município de Matelândia) – Decreto n.º 2.787 (11/09/2020) – Estabelece adequações nas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavirus COVID-19, estabelece critérios e dá outras providências...
CLIQUE AQUI – Município de Pinhais – Portaria n.º 97/2020 (14/08/2020) – Art. 1º Fica autorizado o funcionamento de escolas de idiomas, de informática, cursos de música, de reciclagem profissional ou tecnológico, teatro, artes visuais, artesanatos, de qualificação profissionalizante e cursos ou aulas de reforço escolar, no âmbito do Município, desde que observadas as seguintes condições:…
CLIQUE AQUI – área às associadas com outros documentos.