Entidades do ensino superior particular divulgam manifesto em favor da abertura das escolas
O Fórum das Entidades Representativas da Educação Superior Particular (Fórum) lançou, nesta terça-feira (3), um manifesto em favor da abertura de escolas, centros universitários, faculdades e universidades – com todos os protocolos de biossegurança para evitar a disseminação do coronavírus. “As escolas devem ser as últimas fechar e as primeiras a abrir”, salienta o texto.
No manifesto, o Fórum também demonstra preocupação com a decisão unilateral pelo fechamento das instituições de ensino. Caso isso seja necessário, de forma temporária, o pedido é para que haja diálogo com “comitês científicos, autoridades sanitárias locais e gestores educacionais”.
“MANIFESTO
Diante de notícias preocupantes sobre a recomendação de algumas autoridades pela suspensão generalizada das atividades presenciais em todos os níveis da educação em nosso País, o Fórum das Entidades Representativas da Educação Superior Particular (Fórum), consciente do momento crítico na evolução da pandemia da Covid-19vem, pelo presente manifesto, reiterar a importância de se manter as escolas, faculdades, centros universitários e universidades abertas, com o cumprimento de todas as exigências e protocolos de biossegurança. O Fórum recomenda que eventuais decisões sobre fechamento temporário sejam tomadas em diálogo entre comitês científicos, autoridades sanitárias locais e gestores educacionais, tendo em vista a diversidade dos cenários regionais de transmissão do coronavírus, a essencialidade dos serviços educacionais e a necessidade de garantir o futuro das nossas crianças e jovens estudantes, que estão sendo imensamente sacrificados em seu direito à educação. As escolas devem ser as últimas fechar e as primeiras a abrir. O Fórum se coloca à disposição da sociedade para ajudar nesse esforço de combate à pandemia, sem, no entanto, causar mais prejuízos à aprendizagem das novas gerações.
Celso Niskier – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES
Arthur Sperandeo de Macedo – Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU
Edgard Larry Andrade Soares – Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades – ABRAFI
Paulo Antonio Gomes Cardim – Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN
Hermes Ferreira Figueiredo – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP
Amábile Pacios – Federação Nacional das Escolas Particulares – FENEP
Rui Otávio Bernardes de Andrade – Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do RJ – SEMERJ”.
Por: Gazeta do Povo