Grandiosa ação social da Gincana Guairacá beneficiará milhares de pessoas em Guarapuava
Alegria, união, integração, diversão, cooperação. A Gincana Acadêmica, Esportiva e Lúdica movimentou a Faculdade Guairacá na última semana em uma verdadeira corrente do bem. O resultado foi a arrecadação de mais de 1500 kg de ração, mais de 60 mil peças de roupas, mais de 300 cobertores e mais de 500 garrafas de lacre. Diversas instituições de caridade e milhares de pessoas serão beneficiadas com essa ação.
A Faculdade Guairacá tem como missão formar profissionais com excelência acadêmica e forte caráter humanístico e instruir a comunidade escolar a engajar-se na institucionalização de uma sociedade justa, solidária e fraterna. É com este compromisso que as provas da gincana foram organizadas em quatro modalidades: esportivas ou pré-desportivas, conhecimento, cooperativas e de ação social.
O trabalho social é um dos fundamentos da instituição, incentivando os alunos à formação humana. De acordo com a Vice-Diretora, Kelly Cristina Nogueira Soares, a formação para a cidadania e a intervenção ativa assume um papel cada vez mais relevante para enfrentar os principais problemas e desafios da sociedade. “Na Faculdade Guairacá, a Educação Socialmente Responsável refere-se aos processos acadêmicos que asseguram que a formação humanística e profissional seja direcionada à missão socialmente responsável da instituição. Temos um modelo de gestão ética e de compromisso da educação com o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a Gincana Guairacá promoveu além de integração dos alunos, o despertar da responsabilidade social e ambiental”.
Queimada do rei, arremesso de basquetebol, cobranças de pênaltis, caça ao tesouro, torneio de trilha, torneio de truco e outras atividades colaborativas foram os destaques da modalidade esportiva e pré-desportiva. De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da instituição, professor Luiz Augusto da Silva, a união predominou durante toda a competição. “Pensamos em provas que promovessem a integração dos cursos e para que qualquer pessoa pudesse participar, independente se já praticasse a atividade ou mesmo nem conhecesse. E foi incrível. Ao longo desses dias vimos o engajamento e a motivação que foi crescendo dia a dia, tanto nas disputas como na torcida”.
A gincana também seguiu a tendência das metodologias ativas que são aplicadas na Faculdade Guairacá: nos estudos dirigidos, na gamificação e nos jogos pedagógicos. Nesses casos, a aprendizagem foi baseada em problemas e reflexões sobre experiências em equipe, conforme explicou a coordenadora dos cursos de Licenciatura, professora Bianca Raquel Garcia Pereira. “Isso permitiu ao educando a aplicação do conhecimento em sua realidade, fortalecendo os princípios éticos e morais, estimulando a busca por reflexão crítica de modo a entender as limitações das informações que chegam até ele. Permitiu despertar curiosidade e autonomia, de se preocupar e integrar ao contexto social, além de trabalhar e valorizar a emoção, favorecer a construção do conhecimento em grupo e o interdisciplinar”.
O aspecto cultural também foi amplamente explorado no evento. Os acadêmicos apresentaram campanhas de conscientização no trânsito, fizeram um resgate da história em uma exposição de brinquedos antigos e de recursos educacionais. Também fizeram apresentações musicais, pinturas artísticas, experimentos científicos e prepararam deliciosos pratos na cozinha didática. Para o coordenador do curso de Psicologia, professor Antonio Alexandre Pereira Junior, a Gincana Acadêmica, Esportiva e Lúdica também deixa uma importante contribuição na vida dos estudantes nesse quesito. “A ideia foi possibilitar a expressividade do próprio corpo, a criatividade, a inovação a partir de um elemento mediador pré-determinado como um quadro ou um brinquedo, além de possibilitar o desenvolvimento de relações saudáveis e, principalmente de provocar no outro sensações que ele ainda não sentiu”.
Fonte: Sinepe/PR – Regional Central (Guarapuava)
Data: 30/05/2019