Boletim Diário de Notícias Educacionais
Terça-feira, 25 de outubro de 2016

Educação de jovens com deficiência e ampliação da frequência escolar serão analisadas

A Comissão de Educação (CE) deve analisar, na reunião de terça-feira (25), propostas que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (Lei 9.394/1996), sendo a primeira delas para obrigar os sistemas de ensino a desenvolver e implantar projetos de atendimento educacional de jovens e adultos com deficiência. Outros projetos em pauta aumentam a frequência mínima exigida na educação básica para aprovação e incluem os temas do empreendedorismo e da inovação nos currículos educacionais.

ARTIGO
Wanda Camargo
Educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil.

O sonho e seu limite

Wanda Camargo

Edgar Morin, um influente educador, declarou que “uma universidade não é uma empresa, é como um hospital; a lógica não é a do lucro, não é a dos benefícios, não é a do equilíbrio orçamentário, é outra lógica”.

Leia mais

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
JOESP – Jogos das Escolas Particulares começa no dia 1.º de novembro em Ponta Grossa
 

Numa ação inédita, que envolverá escolas associadas do SINEPE - Sindicato das Escolas Particulares, acontece entre os dias 1.º e 06 de novembro, a 1.ª edição do JOESP – Jogos das Escolas Particulares – Ponta Grossa. A realização da competição esportiva é fruto da união de esforços de vários profissionais de educação física, que contou com apoio dos diretores de várias escolas ligadas a entidade. Os jogos serão desenvolvidos nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, handebol, queimada, xadrez e tênis de mesa, nos sexos masculino e feminino. Haverá um único grupo de faixa etária. No basquete, vôlei, futsal e handebol poderão participar alunos com idade entre 11 e 14 anos. No xadrez e tênis de mesa, por serem modalidades sem contato individual, poderão participar alunos com idade entre 09 e 14 anos. A queimada terá uma faixa etária menor. Nela jogarão alunos com idade entre 09 e 10 anos.

EDUCAÇÃO
Mais de 700 professores se reúnem para debater o poder da educação
 

Nomes como Max Haetinger, Julio Furtado e Celso Antunes estarão reunidos em Curitiba com cerca de 700 profissionais da educação para falar sobre a importância da transformação nesse setor. Agentes, assessores, professores, coordenadores pedagógicos, prefeitos, representantes de Secretarias de Educação e presidentes de cooperativas participam do Encontro Interestadual dos Programas Cooperjovem, do Sescoop, e A União Faz a Vida, do Sicredi.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
UFPR promove 1.ª fase do Vestibular 2016-2017 sem incidentes e com novidade
 

A UFPR promoveu no dia 23 a 1.ª fase do Vestibular 2016-2017, com as 80 questões da Prova Objetiva de Conhecimentos, sem nenhum incidente e com uma novidade importante, no campo da inclusão social:  a utilização de recursos elaborados com o auxílio de impressoras 3D para deficientes visuais, que garantiu aos candidatos melhores condições para a leitura e interpretação de itens gráficos presentes em  diversas questões da prova que exigiam percepção tátil.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Colégio Medianeira recebe o educador português José Pacheco
 

O Colégio Medianeira recebe na quarta-feira (26/10), a partir das 18h30, o professor José Pacheco para uma conversa com educadores e público externo sobre o tema “Que outra escola é possível?”. Nascido na cidade do Porto e conhecido mundialmente por idealizar a Escola da Ponte, em Portugal, Pacheco ajudou a desenvolver métodos de gestão democrática da educação, nos quais o estudante é preparado para possuir uma conduta cidadã.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Mais de 300 mil alunos já solicitaram o aditamento dos contratos do Fies
 

Mais de 300 mil estudantes que vão renovar o contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já fizeram a solicitação de aditamento. Nesta sexta-feira, 21, o ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que o processo tem seguido sem problemas. “Já no primeiro dia de renovação, ultrapassamos a casa dos 10% do total dos alunos que têm contratos do Fies”, confirmou, lembrando que o prazo para a realização dos aditamentos vai até 31 de outubro.



IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço? Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados