Boletim Diário de Notícias Educacionais
Quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cientista curitibano está entre
os cotados para o Nobel de Física

O curitibano Celso Grebogi está entre o seleto grupo de cientistas cotados para receber o Prêmio Nobel de Física, que será anunciado a partir do próximo 3 de outubro. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1970, o cientista está entre os pesquisadores citados no 2016 Thomson Reuters Citation Laureates, lista que já previu 39 laureados desde 2002.

ARTIGO
 
Élcio Miguel Prus
Coordenador geral do Ensino Médio Integrado do TECPUC.

Empreendedorismo deve ser desenvolvido desde cedo

Élcio Miguel Prus

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Não basta ter formação, deve-se ter habilidades e conhecimentos que possibilitem exercer as mais diversas funções – isso é um reflexo do mercado globalizado, empresas virtuais que exigem criatividade, readaptações e redução de custos. Neste cenário, ter contato ainda no ensino médio com conhecimentos, experiências e práticas de algumas profissões preparam o jovem para o primeiro emprego ao mesmo tempo que o auxilia na escolha da formação superior.

Leia mais

EVENTOS DO SINEPE/PR
Setembro/2016
Homenagem do Sinepe/PR ao Dia da Secretária
29/9
Qualidade de Atendimento

Jornada de Pais
3/10
Preocupações com a Tecnologia – riscos e alternativas
4/10
Comportamentos preocupantes na adolescência
5/10
O que vem a ser a indisciplina?
6/10
Como orientar seu filho sobre conflitos e bullying
7/10
Sinais de alerta durante o desenvolvimento e crescimento de seu filho
Acesse aqui a programação de eventos do Sinepe/PR (2.º semestre de 2016)
REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Sinepe/PR promove Jornada de Pais entre os dias 03 e 07 de outubro
 

Lugar de educar é na escola, e em casa também. Com esse pensamento de que escola e família precisam dialogar, o Sindicato das Escolas Particulares – Sinepe/PR promove pelo segundo ano consecutivo a Jornada de Pais. O evento acontece entre os dias 03 e 07 de outubro, com palestras das 19h às 21h, e tem como objetivo trazer os pais dos alunos para dentro do Sindicato para debater assuntos que fazem parte da rotina dos estudantes na fase da adolescência. São 90 vagas para cada palestra, sendo que elas são gratuitas para pais de alunos de instituições associadas ao Sinepe/PR.

EDUCAÇÃO
STF barra feriado do Dia da Consciência Negra em Curitiba
 

Curitiba não terá feriado no Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso, na última sexta-feira (23), ao pedido da Câmara de Vereadores contra a suspensão da data. Instituído por lei municipal, o feriado não saiu do papel. Antes mesmo de ser realizado pela primeira vez, ele foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR).

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Alunos Maristas de Goiânia e Cascavel escrevem poemas coletivos pela internet
 

Mesmo distantes e sem se conhecerem pessoalmente, os alunos do 4.º e 5.º ano dos Colégios Maristas de Goiânia (GO) e Cascavel (PR) estão se correspondendo uns com os outros e escrever poemas coletivamente por meio da internet. Esta semana os alunos participaram simultaneamente em seus Colégios de uma videoconferência e conversarão sobre a atividade.

ESCOLAS ASSOCIADAS
A influência da TV, Internet e Games nas crianças e adolescentes

 

Na noite de quarta-feira 21/09, os pais, alunos e profissionais do Centro Educacional Top Gun de São José dos Pinhais participaram da 3.º palestra com o Professor Marcos Meier sobre o tema: A influência da TV, Internet e Games nas crianças e adolescentes, como objetivo refletir sobre aspectos psicológicos, comportamentais, sociais e físicos relacionados ao uso constante da tecnologia e da mídia.


VIII Mostra do Conhecimento - Colégio Cidadão do Amanhã
 

No dia 17 de setembro de 2016 o Colégio Cidadão do Amanhã realizou a VIII Mostra do Conhecimento.

Temas atuais foram trabalhados durante o ano pelos alunos da Ed. Infantil ao Ensino Médio com a mediação de seus professores.

Tivemos a visitação de mais de setecentas pessoas na Mostra, nosso objetivo de compartilhar conhecimentos foi alcançado!

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Como aplicar um planejamento estratégico na prática?
 

É de conhecimento dos gestores escolares a relevância de um planejamento estratégico. Um bom plano, bem estruturado e condizente com a cultura organizacional é uma força impulsionadora que move a instituição para a direção correta. Porém, não basta apenas fazer um projeto. O grande desafio é aplicá-lo na prática: antecipar-se as ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias, garantindo assim sua eficácia e eficiência.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados