Boletim Diário de Notícias Educacionais
Segunda-feira, 26 de junho de 2017

Crianças descobrem a ciência
brincando com carrinhos de rolimã

É possível ensinar ciências na educação infantil de forma sistemática e significativa? Sim, é possível. E é importante que a escola, além de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, forme cidadãos capazes de resolver problemas de toda ordem.


O Sinepe/PR e a SEED/SUED/DLE/CIE convidam as instituições de ensino para reunião sobre o EDUCACENSO

Atendendo ao Decreto n.º 6.317 de 20 de dezembro de 2007 - INEP que estabelece as datas e os respectivos responsáveis para as 2 (duas) etapas de coleta e atividades do processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica de 2017, realizado via Internet, por meio do sistema Educacenso. O Sinepe/PR e a Superintendência da Secretaria de Estado da Educação convidam todas as instituições que utilizam o Educacenso para uma reunião de orientação, esclarecimentos de dúvidas e passo a passo para a correta informação dos dados solicitados.

Destacamos que a data final para envio dos dados é o dia 31 de julho de 2017.

Data: 28 de junho de 2017.
Local: Sinepe/PR, Rua Guararapes, n.º 2028, Vila Izabel, Curitiba.
Horário: 14h às 17h.

Favor confirmar presença - CLIQUE AQUI

Portaria n.º 269, de 23 de março de 2017 - Educacenso

ARTIGO
Jacir J. Venturi
Ex-professor da UFPR e da PUCPR, ex-presidente do Sinepe/PR e ex-vice-presidente da ACP, é coordenador da Universidade Positivo.

Os russos de hoje e o passado comunista

Jacir J. Venturi

Cada país tem sua singularidade, mas a Rússia tem algo de diferente. É enigmática pelos mitos, pelas lendas e pelas versões sobre fatos históricos que a diferenciam do que aprendemos nos livros didáticos. Em parte, é decorrência da bipolarização que se estabeleceu entre os Estados Unidos e aliados contra o regime comunista dominante por cerca de sete décadas na antiga União Soviética, extinta em 1991.

Leia mais

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Colégio Evangélico Martin Luther foi destaque no concurso promovido pela JCI
 

Mais uma vez o Colégio Evangélico Martin Luther foi destaque no concurso promovido pela JCI, que teve como tema “O que é ter sucesso na vida”. Na categoria Desenho, a aluna Isabela Ehrlich, do 4.º ano vespertino, teve seu trabalho classificado entre os dez melhores do município. Na categoria Redação, o colégio teve quatro trabalhos classificados: Maria Clara Caneppele e Julia G. da Silva, do 5.º ano, Sofia Pereira, do 6.º ano, e Kamyla Luara Tauchert, do 7.º ano. A aluna Kamyla Tauchert teve sua redação classificada em 3.º lugar geral.

No Concurso de Oratória, na categoria Ensino Fundamental, o aluno Guilherme Luis Weber de Souza, do 9.º ano, conquistou o primeiro lugar geral e representará a escola no etapa regional do Concurso de Oratória nos dias 01 e 02 de julho em São Paulo. Na categoria Ensino Médio, a aluna Tainara Felipe Krummenauer conquistou o segundo lugar geral.

Fonte: Colégio Evangélico Martin Luther

EDUCAÇÃO
Assembleia de São Paulo aprova lei que proíbe uso de cobaias para ensino
 

A proibição do uso de cobaias em escolas e universidades paulistas foi aprovada na quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O Projeto de Lei (PL) 706/2012, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PSC-SP), mantém apenas as atividades de observação, exames e tratamentos de animais já feridos ou doentes. O projeto segue para sanção ou veto do governador Geraldo Alckmin.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Abertas as inscrições para escolas e equipes interessadas em participar da Gincana Solidária
 

O Provopar Estadual e o Kinder Parque, de Curitiba, estarão promovendo, em agosto, uma Gincana Solidária, com o objetivo de arrecadar cobertores, roupas, agasalhos e calçados para a Campanha Espalhe Calor 2017, destinada ao atendimento de famílias paranaenses em vulnerabilidade social neste período de baixas temperaturas.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Campeão Olímpico de vôlei participará da abertura da 45.ª edição da Olimpíada do colégio Medianeira
 

No ano em que o Medianeira completa 60 anos de sua fundação pelo P. Oswaldo Gomes, a tradicional Olimpíada do Colégio chega a sua 45.ª edição. A abertura, que acontece no dia 24 de junho, a partir das 8h, terá a participação de todas as turmas, da Educação Infantil ao Terceirão, além de contar com presença de Emanuel Rego, sempre-aluno, campeão olímpico e mundial de vôlei, além de ser o maior vencedor do Circuito Mundial com 10 títulos e 77 medalhas de ouro em etapas da competição.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Inadimplência em faculdades privadas foi de 9% em 2016
 

A inadimplência no ensino superior privado apresentou nova alta em 2016. No ano passado, 9% das mensalidades foram pagas com atrasos de mais de 90 dias no país. Esse é o maior valor desde 2010, quando a inadimplência atingiu 9,6%. Os dados foram divulgados hoje (22) pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).



IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br | ari@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados