Boletim Diário de Notícias Educacionais
Sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Nove em cada dez municípios descumpriram meta fixada em lei de atender metade das crianças nas creches

Só 10,1% dos municípios brasileiros fecharam o ano de 2016 cumprindo a meta de atender 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches. Na média nacional, 27,07% das crianças brasileiras dessa idade eram atendidas, quase a metade do que o previsto em lei.

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Noite do Brincar na Guairacá oferece atividades lúdicas para crianças de 03 a 10 anos
 

Na próxima quarta-feira, 29, o Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá realiza mais uma edição da Noite do Brincar. O evento acontece das 19h às 22h na quadra pedagógica das Clínicas Integradas.

A Noite do Brincar faz parte da disciplina de Didática e Metodologia da Educação Infantil com o objetivo de proporcionar uma noite com atividades lúdicas para crianças de 03 a 10 anos de idade, filhos de professores, funcionários e acadêmicos da instituição bem como da comunidade em geral.

EDUCAÇÃO
O aluno manda vários sinais antes de evadir
 

Encontrar a solução para o problema que faz com que 3 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 17 anos estejam fora da escola exige a cooperação dos mais diversos setores da sociedade. É isso que busca mostrar o estudo “Políticas Públicas para a Redução do Abandono e da Evasão Escolar de Jovens”, conduzido pelo economista Ricardo Paes de Barros e resultado da parceria entre Instituto Unibanco, Instituto Ayrton Senna, Insper e Fundação Brava, que recentemente ganhou uma plataforma que reúne causas, custos e consequências para o abandono escolar.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Colégio Sion arrecada brinquedos para o Natal Encantado do Paraná
 

O Colégio Sion, um dos mais tradicionais de Curitiba, estará arrecadando brinquedos para o programa Natal Encantado do Paraná, durante a apresentação de fim de ano dos alunos, que ocorrerá no próximo dia 26 (domingo), a partir das 14h30min, no Teatro Fernanda Monte Negro.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Feira das Nações, uma viagem ao redor do planeta
 

No dia 17 de novembro, a Feira das Nações reuniu os alunos e alunas do 2.º ano e suas famílias para apresentar países e culturas à comunidade Terra Firme. O projeto da turma é, desde 2007, a “Viagem ao Redor do Planeta”. As crianças “visitam” cinco países durante o ano e, para finalizar, promovem a Feira das Nações, na qual o aluna ou a aluna, junto com sua família, apresenta o sexto país.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ensino Superior conquista público mais velho
 

Em 2002, a porcentagem de brasileiros empregados com 50 anos ou mais era de cerca de 18%, e, dez anos depois, esse número passou para aproximadamente 22%. Em 2016, o IBGE registrou 26,3% dos idosos empregados. Mas falta qualificação. Apenas 11,2% dos brasileiros entre 55 e 64 anos possuem Ensino Superior, segundo dados do Ministério da Educação (MEC - EAG 2016/OCDE). Nos Estados Unidos, esse número ultrapassa os 40%. "Isso significa que há um grande mercado a ser explorado pelas universidades brasileiras", afirma o pró-reitor acadêmico da Universidade Positivo (UP), Carlos Longo.



IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br | ari@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados