Boletim Diário de Notícias Educacionais
Sexta-feira, 20 de outubro de 2017

MEC oferecerá 80 mil vagas de
residência pedagógica em 2018

O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer 80 mil vagas a partir do próximo ano para formação inicial de professores, dentro do Programa de Residência Pedagógica. Ele foi lançado no último dia 18 no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores, que também foi reformulada e abrange ainda a criação de uma Base Nacional Docente e a flexibilização das regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) para preenchimento de vagas de licenciatura ociosas.

EVENTOS DO SINEPE/PR
Outubro/2017
Curitiba
11, 18 e 25/10
Curso O Direito do Trabalho nas Instituições Particulares de Ensino - Educação Básica e Superior
25/10
Esclarecendo a Regulação do Ensino Superior
REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Colégio Aliança realiza Espetáculo A Bela e a Fera
 

Neste último sábado, dia 07, o Colégio Aliança realizou o Encantador Espetáculo: A Bela e a Fera. Foram meses de preparos e ensaios dirigidos por Elissa Simão Marcondes para representar um dos maiores clássicos da Disney. O Evento aconteceu no Teatro da Unicentro e faz parte do calendário anual do Colégio que reúne grupos de Ballet, Teatro e Ginástica Artística. Parabéns a todos os alunos, professores e equipe de colaboradores e a Equipe Fedali (Festival de Dança e Teatro Aliança) por tornarem esse momento único e inesquecível.

Fonte: Colégio Aliança


Jogos das escolas particulares da região dos campos gerais chega ao fim
 

O II JOESP – Jogos das Escolas Particulares da Região dos Campos Gerais, encerrou nesta quarta-feira (18/10), a primeira fase do cronograma de execução da competição. A escolas apresentaram o Mapa Geral, com a indicação das modalidades e grupos em que estarão brigando por medalhas. O JOESP, que conta com o patrocínio do Sinepe/PR - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná, e apoio das escolas filiadas, será disputado em três grupos: Mirim – nascidos nos anos de 2007 e 2008, Grupo 1 – nascidos nos anos de 2005 e 2006, e grupo 2 – nascidos nos anos de 2003 e 2004.

EDUCAÇÃO
Pesquisa mostra rejeição dos brasileiros à ideologia de gênero nas escolas
 

Oitenta e sete por cento dos brasileiros são contra o ensino da ideologia de gênero em sala de aula, de acordo com um levantamento feito pelo Paraná Pesquisas com exclusividade para a Gazeta do Povo.

A pergunta feita foi esta: "A teoria de que uma pessoa pode escolher o próprio gênero deve fazer  parte do currículo escolar?"


Cientistas encontram possível causa da dislexia
 

Pesquisadores franceses acreditam ter encontrado uma causa anatômica e aparentemente tratável da dislexia, que estaria localizada em minúsculas células receptoras de luz nos olhos – revela um estudo divulgado nesta quarta-feira (18).

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
MON oferece visitas para educadores na Bienal de Curitiba
 

No domingo (22), a equipe do Educativo conduz a oficina “Por onde tens andando?”, usando os pés como carimbo, das 11h às 17h. Além disso, haverá visita mediada pela “Bienal de Curitiba 2017”, em dois momentos: às 11h e às 15h. Na quarta-feira, 25/10, as atividades se repetem, nos mesmos horários.

ESCOLAS ASSOCIADAS
14 assuntos que podem ser tema de redação nos vestibulares 2017
 

O último trimestre do ano é marcado por vestibulares em todo o País e, entre os principais fatores de classificação dos vestibulandos, está a redação. Dependendo da universidade e do curso escolhido, a nota alcançada no texto garante - ou não - a vaga. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, o aluno precisa ter uma média ainda maior na redação, comparada às outras disciplinas da prova.


Itecne tem curso de educador brincante
 

O grupo educacional Itecne está com vagas abertas para o curso de extensão "Educador Brincante". O curso tem objetivo de formar um educar que busque a transdisciplinaridade dos conteúdos através da sabedoria popular, da cultura e da arte. O curso será realizado nos dias 28/10 e 11 /11. Mais informações no site da instituição 

Fonte: ITECNE

EDUCAÇÃO SUPERIOR
MEC e Planejamento autorizam 1,9 mil novas vagas de trabalho
 

Uma boa notícia para a educação superior do Brasil foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 19. Por meio da Portaria Interministerial nº 316, de 9/10/2017, os respectivos ministros da Educação, Mendonça Filho, e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira, autorizaram a criação de 1,9 mil vagas dos bancos de professor-equivalente e do quadro técnico-administrativo das universidades federais. Desse total, 1,2 mil vagas são para contratação de docentes e 700 para cargos técnico-administrativos.



IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br | ari@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados