Boletim Diário de Notícias Educacionais
Terça-feira, 24 de abril de 2018

Participe da Revista Escada, publicação do Sinepe/PR

Escolas associadas podem participar de duas formas:

1. Universo das Associadas >>> Quais as novidades/acontecimentos da sua instituição este ano? Envie nota a respeito contando como foi e foto em alta resolução.

2.  Qual história mais marcou a sua carreira de educador até hoje? >> Conte em até 10 linhas e envie junto uma foto sua em alta resolução para acompanhar.

Prazo para envio das respostas: até o dia 30/04/2018.

Favor enviar para Ana: ana@iemecomunicacao.com.br

Dúvidas pelo telefone: 41 3253-0553. A revista vai circular em maio/2018.

ARTIGO
Wanda Camargo
É educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil.

O jeitinho brasileiro e o sistema educacional

Wanda Camargo

Em qualquer sociedade humana, e não apenas na brasileira, a diferença entre o que é preconizado legalmente e a prática concreta, quando esta não pode ser expressamente caracterizada como fora da lei, mas também não constituiu exatamente a ideal, é denominada “jeitinho”, e aparentemente somos os campeões da modalidade.

Leia mais

REGIONAIS DO SINEPE/PR EM FOCO
Colégio Martin Luther/ Sicoob/ Marechal Cândido Rondon vence mais duas partidas e abre vantagem na classificação
 

Único invicto, o Col. Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon abriu uma vantagem de três pontos na classificação da primeira etapa do Campeonato Paranaense Sub-17 feminino Série A. O time venceu as duas partidas por 3 a 0, contra a PM Toledo/Avotol e contra o Círculo Militar do Paraná/ARBS e mantém o saldo positivo, agora com 12 pontos e sem perder nenhum set.

EDUCAÇÃO
Olimpíada Paranaense da Matemática (OPRM 2018) está com cadastros abertos
 

Com apoio e patrocínio do Sinepe/PR, a Olimpíada Paranaense da Matemática (OPRM 2018) está com cadastros abertos. Esta é uma competição matemática gratuita para os alunos do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de estabelecimentos de ensino públicos e privados do Estado do Paraná.


O que se perde ao diminuir o espaço da filosofia no ensino médio
 

Com a reforma do ensino médio, o espaço para a filosofia nas salas de aula reduziu mais ainda: sem deixar de ser obrigatória, ela não é mais exigida nos três anos dessa etapa no ensino. Mas os estudantes perdem algo com a redução da carga horária da disciplina?

Muitas pessoas acreditam que não. Isso porque, ao contrário do que ocorre em outros países, alunos chegam ao ensino médio com deficiências graves em outras disciplinas e investir tempo em filosofia não seria a melhor escolha.

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
A Escola no Divã: livro apresenta reflexões sobre o papel da escola
 

Os educadores do século 21 precisam ultrapassar o muro das escolas e pensá-las como uma trincheira: um limiar entre a sociedade, a família e o mundo. Esta é a proposta do livro “A Escola no Divã”, escrito pelos professores Ademar Pereira, Esther Cristina Pereira, Geraldo Peçanha e Jane Patrícia Haddad, com lançamento nesta terça-feira (24), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. A entrada é gratuita.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
As razões para São Paulo liderar a ciência do país
 

Pesquisadores ligados às universidades de São Paulo lideram, com sobras, a produção científica no Brasil. Mesmo com investimentos do governo federal com o objetivo de descentralizar o ensino superior no país ao longo das últimas décadas, as universidades paulistas permaneceram no topo dos rankings de publicações de pesquisa (papers), aqui dentro e no exterior.

IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br | andre@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados