Boletim Diário de Notícias Educacionais

Quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Apesar de protestos, MEC diz que
base curricular tem de ser debatida

Após protestos que levaram ao cancelamento de audiências públicas voltadas para a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ministro da Educação, Rossieli Soares, disse que o debate irá continuar e que caberá ao Conselho Nacional de Educação (CNE) decidir quando o documento está “maduro para ser votado”.

EDUCAÇÃO
Smartphone e aprendizado: escola não pode ignorar tecnologia, dizem especialistas
 

Escolas francesas de Ensino Fundamental e Médio devem se tornar zonas livres de uso de smartphones, de acordo com o ministro francês da Educação, Jean-Michel Blanquer. A partir do início do ano letivo (setembro de 2018), o uso dos aparelhos ficará proibido não só em sala de aula, onde já é banido desde 2010, mas também nos intervalos, durante o recreio e hora do almoço. O assunto gera polêmica no mundo todo e divide opiniões de pais e educadores.

ESCOLAS ASSOCIADAS
Colóquio Internacional de Direito recebe professora da Middlesex University
 

A Universidade Positivo (UP) recebeu, na quarta-feira (8), a professora de Direito da Middlesex University (Londres), Erica Antoinette Maria Howard para o Colóquio Internacional de Direito. O encontro, promovido pela Escola de Ciências Jurídicas e Sociais e CPJUS (Centro de Pesquisa Jurídica e Social) da UP, reuniu estudantes nos campi Ecoville e Santos Andrade. Na palestra, mediada pelos professores de Direito e Relações Internacionais, a professora abordou o tema “O discurso do ódio e as liberdades individuais: o contexto europeu”. Howard é coordenadora de Projeto de Pesquisa para a União Europeia sobre “O discurso do ódio na Europa” .

Na foto, da esquerda para a direita, o professor de Direito Constitucional da UP, Carlos Strapazzon, a professora de Direito da Middlesex University, Erica Antoinette Maria Howard, a professora de Direito Constitucional da UP, Adriana Inomata, e a coordenadora do curso de Direito da UP, Clarissa Wandscheer

Fonte: Assessoria de Imprensa

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Rodrigo Lacerda ministra oficina de romance na Biblioteca
 

A Biblioteca Pública do Paraná promove em setembro uma oficina de romance, com o escritor, tradutor e editor carioca Rodrigo Lacerda. Os encontros, gratuitos, acontecem nos dias 12, 13 e 14, das 14h às 17h, no terceiro andar da BPP. Para concorrer a uma das 15 vagas, é preciso enviar, até 3 de setembro, um texto de ficção — de até duas páginas, em prosa — por meio do formulário disponível em nosso site (clique). Mais informações: (41) 3221-4917.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Fuvest recebe inscrições para o vestibular 2019 até dia 14 de setembro
 

A Fuvest abriu nesta segunda (13) as inscrições para o vestibular 2019 que oferece mais de 8,4 mil vagas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições são feitas no site da Fuvest e serão encerradas às 12h de 14 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 170 e deverá ser paga por boleto bancário, em bancos ou pela internet, até o dia 18 de setembro.

EXPRESSAS
Instituições interessadas em contratar profissional para área de educação
 

Vanda Maria de Souza. Currículo

IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br | andre@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - Fax: 3078-6934 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados