Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.

Presidente do Sinepe/PR entrega novo selo "Escola Legal" 2019 às associadas

Nesta época do ano muitos pais costumam buscar a escola ideal para matricular ou fazer a rematrícula de seus filhos. Com o objetivo de orientar pais e alunos na busca de instituições de ensino particular regularizadas perante os órgãos oficiais, o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) acaba de lançar o Selo Escola Legal, edição 2019. O intuito do Selo é fornecer mais um instrumento de segurança, no momento da matrícula.

Na quinta-feira (13/12), a presidente do Sinepe/PR, Prof.ª Esther Cristina Pereira, entregou para seis instituições de ensino o selo "Escola Legal" 2019, na sede do Sinepe/PR, em Curitiba.

  • Colégio Social Madre Clélia
  • Colégio Novo Ateneu
  • Escola Santa Terezinha do Menino Jesus
  • O Pequeno Polegar
  • Escola Monteiro Lobato
  • Colégio Nossa Senhora de Sion

Para obter o Selo Escola Legal 2019, as instituições devem apresentar cópias dos seguintes documentos dentro da validade ao Sinepe/PR:

– Resolução que autoriza o funcionamento (expedida pela Secretaria de Estado da Educação – SEED/PR e Secretaria Municipal de Educação - SME);
– Alvará da Prefeitura;
– CNPJ, Ministério da Fazenda;

De posse dessa documentação, o Sinepe/PR emite o Selo Escola Legal com validade de um ano (exclusivo para instituições associadas). O Selo chega a sua vigésima edição, com um novo modelo criado em comemoração aos 70 anos do Sinepe/PR em 2019.

“Uma escola pode funcionar legalmente quando recebe o documento da Secretaria de Estado da Educação ou da Secretaria Municipal de Educação que credencia, autoriza seu funcionamento e reconhece os seus cursos. É a Resolução de Autorização de Funcionamento, de Credenciamento e de Reconhecimento de Curso que tem validade após ser publicada no Diário Oficial do Estado e/ou do Município”, explica a presidente do Sinepe/PR, Esther Cristina Pereira, enfatizando que a Resolução deve estar em local visível da escola para que todos tomem conhecimento.

O Sindicato representa aproximadamente 2.000 instituições de ensino privado no Paraná. Atualmente, tem em seu quadro associativo cerca de 600 instituições, da Educação Infantil ao Ensino Superior, considerando também os Cursos Livres (escolas de idioma, de música, etc). Vale destacar que o Sinepe/PR não é um órgão de fiscalização, cabendo esta atribuição, aos órgãos oficiais do Estado.

Mais informações com o Sinepe/PR pelo telefone (41) 3078-6933.

ARTIGO
 
Jacir J. Venturi
É coordenador na Universidade Positivo e membro do Conselho Estadual de Educação, foi professor e diretor de escolas públicas e privadas e foi presidente do Sinepe/PR.

As habilidades podem e devem ser desenvolvidas
Publicado na Gazeta do Povo em 12/12/2018

Jacir J. Venturi

Aqueles que desenvolvem adequadamente as chamadas soft skills (habilidades comportamentais) duplicam seu rendimento nas hard skills (habilidades técnicas), aponta um estudo desenvolvido pela McKinsey & Company, renomada consultoria empresarial americana. Em outras palavras, os desempenhos escolar, acadêmico e profissional são potencializados pelas habilidades socioemocionais como criatividade, pensamento crítico, empatia, afeto, tolerância, colaboração, resiliência, positividade, liderança, comunicação interpessoal, gestão do tempo, resolução de problemas, etc.

Leia mais

ESCOLAS ASSOCIADAS
Colégio ESIC Internacional lança o ensino fundamental
 

A ESIC Business & Marketing School atua desde 2010 em Curitiba, com cursos de graduação, pós graduação e MBAs. Em 2016, a instituição, em parceria com a Congregação Sagrado Coração de Jesus, iniciou a atuação na educação básica, com turmas da 1.ª a 3.ª série do ensino médio. Para 2019, o Colégio ESIC Internacional está com matrículas abertas para turmas de 6.º e 7.º ano do ensino fundamental. Segundo o diretor geral da ESIC Internacional, padre Ari Erthal, as novas turmas vem ao encontro da procura dos pais dos bairros próximos à sede.


Aulas de campo estimulam a aprendizagem
 

Vivenciar ensinamentos obtidos em sala para aprimorar e incentivar a aprendizagem é o objetivo das aulas de campo que o Colégio Amplação desenvolve com os alunos. Coordenadas pelo professor Paulo Roberto Frick, de Geografia, estudantes puderam experimentar e colocar em práticas os ensinamentos aprendidos na teoria.

Abrir a porta da sala de aula e levar os alunos ao ar livre para aprender são recursos didáticos e pedagógicos que o Colégio Amplação mantém em sua grade curricular. “Eu entendo que as aulas de campo são uma extensão da sala de aula”, assegura o professor. Para ele, o conteúdo teórico integra-se ao que é visto e analisado em campo de forma prática.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Edital do processo seletivo do ProUni 2019 é publicado
 

O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira, 10, o edital do primeiro semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições poderão ser feitas de 29 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 1.º de fevereiro do mesmo ano, exclusivamente na página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br.

IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para marilia@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553 ramal 18, com Marília.


Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados