Boletim Diário de Notícias Educacionais

Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Participe da Pesquisa de Comunicação Sinepe/PR

A comunicação está em constante transformações. Para que o Sinepe/PR possa comunicar-se de forma efetiva, convidamos você a responder de forma anônima esta rápida pesquisa sobre seus hábitos e opinião sobre as nossas ferramentas de comunicação.

Acesse http://goo.gl/y7somD e participe.

EDUCAÇÃO
Política de alfabetização não deve se pautar em metodologia única, diz MEC
 

A secretária de educação básica do MEC (Ministério da Educação), Tania Leme de Almeida, afirmou hoje que a política de alfabetização estabelecida como pauta prioritária para os primeiros 100 dias do governo Jair Bolsonaro (PSL) não deve ser pautada em uma única metodologia.

OPINIÃO
Josemary Morastoni
Pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e diretora da Faculdade Positivo Londrina.

O papel do Gestor Escolar no Século XXI

Josemary Morastoni

Atualmente, muito se discute sobre o papel do gestor escolar, que pode ser compreendido em três pilares, a gestão pedagógica (Gpe), o principal foco da escola, a gestão administrativa (Gad), um ponto delicado e que requer atenção, já que sem controle de recursos, as demais áreas são afetadas, e, a gestão com a comunidade (Gcom), já que, o principal objetivo da escola é de formar cidadão e líderes, é fundamental que se conheça o contexto no qual estão inseridos.

Leia mais

AÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS
Professores empreendedores fazem a diferença em Escola Municipal de Curitiba
 

Em 2018 a Escola Municipal São Miguel em Curitiba, situada no bairro Fazendinha, implantou algumas importantes melhorias, entre elas: a revitalização de uma área de convivência escolar; a utilização da biblioteca como sala de aula, além de realizar vivências e contação de histórias. Estes são resultados da ação de professores empreendedores: educadores que, além de darem aulas, coordenam múltiplas atividades em prol de um mundo melhor. São professores com ótimas ideias e espírito empreendedor e que buscam soluções criativas, além de oferecerem uma nova experiência de aprendizado. Conversamos com a Professora Elizabeth de Oliveira Morais e conhecemos melhor sua paixão por educar e empreender.

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Credenciamento de instituições será revisado e aprimorado
 

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão Superior (Seres), identificou a necessidade de revisar os processos de credenciamento de novos polos de apoio presencial para cursos de Educação a Distância (EaD). A preocupação se dá pelo expressivo crescimento do setor, que em apenas dois anos aumentou mais de 120%.

IMPORTANTE
As notas publicadas na coluna "ESCOLAS ASSOCIADAS", são de responsabilidade das mesmas. Quer enviar sua notícia para ser publicada neste espaço?
Envie email para aline@iemecomunicacao.com.br ou marilia@iemecomunicacao.com.br.
Mais informações: 41 3253-0553, com Aline.



Rua Guararapes, 2.028 - Vila Izabel - Curitiba/PR - 80320-210
Telefone: (41) 3078-6933 - E-mail: sinepe@sinepepr.org.br
SINEPE/PR © 2013. Todos os direitos reservados