NOTÍCIAS

Matemática no Enem: entenda por que a prova assusta 52% dos candidatos

Especialista ressalta que é preciso quebrar resistência histórica com a matéria para atingir melhores resultados

Um levantamento realizado pelo Terra Insights com mais de 63 mil estudantes aponta que matemática é a disciplina mais difícil para maioria dos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo levantamento, 52% dos participantes indicaram essa disciplina como principal desafio.

Além de matemática, outras disciplinas também aparecem na pesquisa: português (20%), ciências humanas (12%), redação (7%), ciências da natureza (6%) entre outras disciplinas (3%).

O Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, exceto nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da COP-30, evento climático internacional sediado em Belém.

O professor da disciplina Felipe Guisoli, à frente do canal online Universo Narrado, ressalta que é preciso quebrar essa resistência histórica com a matéria.

“Sempre digo que, antes de aprender matemática, precisamos quebrar a barreira histórica que muitos ainda carregam. Há um histórico de apreensão com a área. Eu entendo: muitos alunos chegam com traumas, bloqueios, aquela sensação de que “nunca foram bons” em matemática. Mas, a verdade é que isso não passa de uma apreensão equivocada.”

“Meu papel, como professor, é ajudar a ressignificar essa relação. Quero que os alunos vejam a matemática não como um obstáculo, mas como uma linguagem poderosa para compreender o mundo, uma ferramenta criativa e, acima de tudo, acessível a todos”, complementa Guisoli. O professor diz acreditar que o que impede muitas pessoas de evoluírem em matemática não é estudar mais, mas aprender como estudar de forma estratégica e profunda.

Mitos de aprendizado
Para ele, é preciso mudar a mentalidade dos alunos. “Eu sempre insisto: mudar a mentalidade é o primeiro passo para transformar o aprendizado. Não existe essa história de que ‘não nasci para a matemática'”.

Isso, segundo o professor, é um mito. “O que existe é um processo de construção, uma habilidade que se desenvolve com o tempo, com paciência e com método. O que faço no Universo Narrado é estimular nos candidatos uma mentalidade de crescimento, mostrar que o esforço, a curiosidade e a perseverança são muito mais importantes do que qualquer suposto “dom”. Quero que eles enxerguem a matemática como uma aliada, não como uma ameaça.”

Para isso, o docente à frente da escola online Universo Narrado tem o compromisso de lecionar de forma descomplicada e bem-humorada. “Eu gosto de ensinar de forma descomplicada, leve, mas sem perder a profundidade. A matemática não precisa ser pesada, cheia de termos complicados e fórmulas que parecem sem sentido.”

“Gosto de trazer clareza, de usar exemplos do cotidiano, de contar histórias que mostram como as ideias matemáticas surgiram. Sempre digo que quando o professor se diverte, os alunos aprendem mais. E é isso que busco: tornar o aprendizado prazeroso, acessível e, ao mesmo tempo, intelectualmente estimulante. A matemática pode, sim, ser leve”, acrescenta.

​Ele salienta, ainda, que é preciso desenvolver um plano de estudos otimizado, evitando a famosa “decoreba”. “Não quero que os alunos fiquem presos a decorar fórmulas sem entender de onde elas vêm. O que proponho é um plano de estudos otimizado, que valorize a compreensão profunda e o desenvolvimento real das suas capacidades de raciocínio. Aqui no Universo Narrado, trabalhamos com teoria bem explicada, prática inteligente e revisões estratégicas. Meu objetivo é que o candidato consiga aplicar o conhecimento em diferentes contextos, com autonomia e segurança, sem depender de memorização mecânica” esclarece Guisoli.

Por: CNN Brasil

VEJA TAMBÉM:

ASSOCIE-SE AGORA

Conheça nossa HISTÓRIA

Conheça nossos CURSOS