Entenda quem participa, como funciona a aplicação e quais mudanças marcam a edição deste ano
Entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025, escolas de todo o país participarão de mais uma edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Considerada a principal avaliação externa da Educação brasileira, ela ajuda a traçar um diagnóstico sobre a aprendizagem dos estudantes e a compor a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Neste ano, a aplicação traz novidades, como a inclusão de questionários para famílias dos alunos do 2.º ano do Ensino Fundamental e a possibilidade de participação de escolas municipais com turmas pequenas de 5.º e 9.º anos, desde que a rede municipal conte com, no mínimo, 10 estudantes matriculados nesses anos.
Entenda como funciona o Saeb
Confira as perguntas e respostas para as principais questões sobre o Saeb 2025, com base em informações oficiais do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
1) O que é e para que serve o Saeb?
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que tem o objetivo de traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos.
Além da avaliação (testes), são aplicados questionários à comunidade escolar, buscando contextualizar socioeconomicamente os dados.
Os resultados do Saeb compõem a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ao lado dos dados de fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) do Censo Escolar.
As informações obtidas pelo Saeb podem colaborar no monitoramento e na construção de políticas públicas. Para as escolas, a análise dos resultados permite mapear pontos de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
2) Quem participa do Saeb?
A avaliação é feita por meio da aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3.ª e 4.ª séries do Ensino Médio, de forma censitária para as escolas públicas e amostral para as escolas privadas.
Também há a realização de testes amostrais de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para estudantes do 5º e 9º anos do Fundamental, e de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 2º ano do Fundamental.
Uma novidade no Saeb 2025 será a aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática para escolas públicas municipais com menos de 10 alunos nas turmas de 5.º e 9.º anos. Mas há uma condição: a rede municipal, como um todo, precisa ter um número maior do que 10 estudantes naqueles anos.
Além dos testes, o Saeb aplica questionários para coletar informações sobre fatores que podem influenciar o desempenho dos alunos, como as condições de trabalho dos professores e o ambiente escolar. Neste ano, pela primeira vez, serão aplicados questionários para as famílias dos estudantes do 2.º ano do Ensino Fundamental.
Os resultados dão um panorama da Educação brasileira e fornecem dados para produzir indicadores educacionais e subsidiar a criação, o acompanhamento e o aprimoramento de políticas públicas.
Não participam da aplicação:
- escolas ou turmas que atendam apenas estudantes da Educação especial;
- escolas indígenas onde não se fala o português;
- turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de magistério e multisseriadas.
- escolas estaduais e federais com turmas de Ensino Fundamental e Médio com menos de 10 estudantes matriculados em cada uma.
- escolas municipais cuja rede de ensino não tem, pelo menos, 10 estudantes matriculados no 5.º ou 9.º ano.
3) Quando acontece a aplicação dos testes nas escolas?
Em 2025, as aplicações do Saeb acontecem no período de 20 a 31 de outubro em todas as unidades da federação.
Uma instituição aplicadora, contratada pelo Inep, telefona para as escolas participantes e agenda a data.
4) Como saber se a minha escola participará do Saeb?
O Inep usa os dados preliminares do Censo Escolar 2025 para definir as escolas e os alunos que participarão da avaliação. Essas informações também permitem conhecer a quantidade correta de provas a serem impressas e para quais turmas e alunos elas serão aplicadas, além de planejar a assistência aos estudantes que necessitam de atendimento especializado.
5) Tenho estudantes com deficiência. O Saeb apoia a participação deles na prova?
Durante a live sobre o Saeb 2025, organizada pelo Inep, foi ressaltado que é importante entender como esses estudantes, público-alvo da Educação especial, têm lidado com o teste. Porém, para que o atendimento especializado seja garantido, a escola precisa ter atualizado o cadastro do estudante no Censo Escolar durante o período de 28 de maio a 06 de agosto de 2025. Não haverá atendimento especializado para os alunos que não estejam com sua condição devidamente registrada na base do censo.
6) Como será feita a avaliação da Educação Infantil?
Na Educação Infantil, não há testes com as crianças, mas a direção, os professores de creches e pré-escolas e dirigentes municipais preenchem questionários. O objetivo é avaliar a Educação Infantil em escolas públicas, privadas e conveniadas.
A participação das escolas é amostral, e a matriz de referência é alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
7) Quais são as matrizes de referência do Saeb?
Em 2019, começou uma transição gradual entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a BNCC.
No 2.º ano do Ensino Fundamental, o conteúdo das provas de Língua Portuguesa e Matemática já está alinhado à BNCC. Ciências da Natureza e Ciências Humanas, avaliadas no 5.º e no 9.º ano, também seguem a BNCC.
No 5.º e no 9.º ano e 3.ª e 4.ª sérios do Ensino Médio, os estudantes fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática a partir de um processo transitório e de intersecção entre as matrizes de 2001 e a BNCC. É possível acessar as matrizes e escalas do Saeb no próprio site do Inep ou aqui.
8) Por que algumas escolas não recebem os resultados?
As escolas sorteadas para fazer as provas do 2.º ano do Ensino Fundamental ou de Ciências da Natureza e Ciências Humanas não recebem os resultados individualizados dessas avaliações, pois são gerados dados apenas sobre o Brasil e o estado do qual fazem parte.
Os resultados das escolas particulares, que também participam de forma amostral, servem para compor os resultados do Brasil e dos estados brasileiros, e não geram um retorno específico para as escolas.
No caso das aplicações censitárias, elas geram resultados para o Brasil, estados, municípios e escolas. Mas, para receber esses dados, o município precisa cumprir alguns critérios:
- ter, no mínimo, 10 estudantes da etapa avaliada que realizaram os testes.
- alcançar a taxa de participação de, pelo menos, 50% dos estudantes matriculados.
Já as escolas também precisam cumprir requisitos para receber os resultados:
- ter um mínimo de 10 estudantes fazendo o Saeb nos anos avaliados;
- ter, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando do Saeb.
9) Como preparar a turma para o Saeb sem comprometer o planejamento pedagógico?
A professora Eliane Zanin, com experiência de mais de 30 anos na rede municipal de Apucarana (PR), indica usar a matriz de referência do Saeb para planejar aulas e desenvolver projetos que contemplem as habilidades listadas, mas em situações significativas e contextualizadas, articuladas ao currículo.
Ela sugere que o professor elabore um plano de ação a partir de avaliações internas. “Uma ideia é aplicar simulados curtos ou testes diagnósticos nas turmas. Em seguida, comparar os resultados obtidos com os descritores do Saeb. Isso vai permitir identificar as habilidades em que os alunos apresentam mais dificuldade e que, portanto, necessitam de intervenção imediata.”
Com base nessas informações, o professor pode criar planos de recuperação paralela ou apoio pedagógico, direcionados às necessidades específicas da turma.
10) Quando serão divulgados os resultados do Saeb?
Os resultados preliminares estão previstos para serem divulgados de 6 a 10 de julho de 2026 e os finais, a partir de 28 de agosto de 2026. Eles poderão ser consultados na página específica do Saeb, no site do Inep.
Por: Nova Escola