Competição nacional transforma matemática em jogo de estratégia e trabalho em equipe
Estão abertas as inscrições para a LigMAT, olimpíada nacional promovida pelo Instituto Philotimia, com apoio oficial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e do portal Brasil Escola.
A competição se destaca por seu formato dinâmico e colaborativo. Disputada em equipes, a LigMAT estimula não apenas habilidades matemáticas, mas também trabalho em grupo, estratégia e equilíbrio emocional em situações de pressão.
As equipes podem ser inscritas pela escola ou de forma avulsa. Cada grupo é composto por três alunos, sob orientação de um tutor.
A disputa é dividida em etapas. Na Seletiva Olímpica – Etapa Inicial, todas as equipes participam de duas rodadas com questionários on-line respondidos coletivamente. As melhores classificadas avançam para a Etapa Final, uma prova dissertativa resolvida à mão, com acompanhamento por câmera.
As equipes com melhor desempenho seguem para a Superliga, fase presencial que, em 2026, será realizada em Curitiba (PR). Nessa etapa, os estudantes participam de partidas orais de perguntas e respostas, diante de plateia, em formato semelhante ao de uma copa.
Todas as equipes que disputam a Superliga recebem certificado conforme o desempenho obtido. Alunos e tutores participantes ganham medalhas físicas, e as três melhores escolas de cada nível são premiadas com troféu. Também há a possibilidade de aquisição de medalhas físicas para equipes que não se classificarem para a fase presencial.
Por: LigMat